segunda-feira, 20 de abril de 2009

A energia eléctrica vinda do sol - painéis fotovoltaicos

A tecnologia solar foto-voltaica é uma forma de produzir electricidade a partir da energia solar, e quer em grande escala - centrais, quer em pequena escala - nos edifícios.

Instalados na cobertura, ou mesmo fazendo parte integrante das fachadas, como o exemplo da foto (edifício SOLAR XXI do INET, Lisboa) os painéis foto-voltaicos são uma excelente alternativa para uma energia limpa dos edifícios, indo de encontro aos requisitos da certificação energética, e diminuindo a factura a pagar à EDP. Exigem, no entanto, um investimento elevado, e têm tempos de retorno relativamente longos.
A electricidade produzida em excesso pode ser vendida à rede - para o que é preciso obter uma licença, ou pode ser armazenada - neste caso, é necessário também investir num acumulador.

A maior central solar de painéis foto-voltaicos do mundo, situada na Amareleja, Alentejo, está em funcionamento há quase 4 meses. Irá produzir 93 GWh por ano (1 GWh = 1 milhão de KWh), energia suficiente para abastecer 35 mil habitações.
Segundo o Exame - Expresso, onde pode ver a notícia completa e o filme da reportagem, esta quantidade de energia daria para poupar cerca de 90 mil toneladas de emissões de gases de estufa (CO2). [foto: Amarelejando]

Mas para isso, era preciso fechar uma central térmica de potência equivalente.

E a central termoeléctrica de Sines, a carvão, e altamente poluente, não encerra? Alguém me sabe sabe dar novidades do assunto?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.