sexta-feira, 10 de abril de 2009

Panela solar ganha prémio FT Climate Change Challenge

Organizado pelo "Forum for the Future" e patrocinado pela HP, o concurso de ideias "FT Climate Change Challenge" destina-se a viabilizar projectos que contribuam para a redução de emissões e para a sustentabilidade, premiando o vencedor com um prémio que lhe permite desenvolver o projecto passando-o para a prática.
O prémio de 75.000 dólares foi para uma panela solar (ou forno solar) designado "Caixa de Quioto", dispositivo de baixo custo (5 dólares) que permite cozinhar usando a energia solar, e que se destina principalmente a permitir ferver água nos países onde a mesma está bacteriologicamente imprópria para consumo, substituindo a necessidade de carvão ou madeira, e permitindo reduzir o n.º de doenças e mortes causada pela água inquinada nos países mais carentes de água potável.

A panela solar consiste numa caixa de cartão dentro de outra, com tampa em acrílico, em que a caixa de dentro é pintada em preto e a de fora em tinta metálica, de modo que os raios solares entram pela tampa e são "apanhados" e concentrados no seu interior, permitindo levar 10 litros de água à ebulição em 2 horas.

O empresário Jon Bøhmer, sediado no Quénia, que já desenvolveu um protótotipo mais durável e robusto em plástico corrugado, pretende usar o dinheiro do prémio para fazer experiências de aplicação em massa de 10.000 exemplares em 10 países, incluindo Índia, Indonésia, Quénia, Uganda, África do Sul, Tanzânia, Libéria e Moçambique.

(Fontes: Forum for the Future, Público)



As panelas ou fornos solares não são, em si, uma novidade, pois já são usadas por alguns particulares e promovidas por organizações humanitárias para ajudar a prevenir a desflorestação e desertificação, bem como para pasteurização da água tornando-a potável em locais onde não há redes de água tratada.
Para saber mais sobre panelas solares ou fornos solares pode consultar: National Geographic, Wikipedia, The Solar Cooking Archive

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.