quinta-feira, 14 de maio de 2009

2 meses - balanço (in)sustentável? - 3 apelos

Este blogue, que nasceu com o objectivo de se tornar num ponto de encontro para troca de ideias e divulgação de informação sobre a sustentabilidade, completa hoje 2 meses de existência.

Foram colocadas 46 mensagens ("posts"), tendo obtido um total de 84 comentários; destes, cerca de metade foram feitos por dois dos contribuidores deste blogue, Fada do Bosque e Ferreira-Pinto, aos quais aqui deixo um obrigada especial, um quarto foram respostas minhas, e o outro quarto foi feito pelos restantes visitantes do blogue, a quem também agradeço.

Agradeço também aos bloggers que se juntaram e seguem este blogue, e que contribuem, assim, e de outros modos, para a divulgação deste tema da sustentabilidade, e em particular deste blogue.

Tendo consciência de que a maior parte das pessoas não se apercebeu ainda da seriedade que tem o aquecimento global, nem da importância que têm a sustentabilidade nas sociedades humanas e a necessidade de mudança de paradigma económico, deixo aqui três pelos:

  1. O que sugerem, e em que podem contribuir, para ajudarem a consciencializar o maior número de pessoas de que é urgente combater o aquecimento global, a sociedade de consumo e a má distribuição de riquezas pelo planeta?
  2. Calculem a vossa pegada ecológica e a vossa pegada de carbono, e no fim deixem um comentário no respectivo "post", com o que pensam fazer para as diminuir.
  3. O que acham que precisa este blogue para melhorar, de forma a que se torne mais apelativo ou mais interessante, assim cativando mais as pessoas a visitar e participar comentando?

4 comentários:

  1. Eu até tenho aqui uma boa sugestão, para levar as pessoas a consumir menos. Afinal é esse o meu trabalho diário! Fiz um texto, mas como sabes, não o resumi muito! Apesar de tudo é um apelo para que não se destruam as matas, florestas e bosques! Daí o meu pseudónimo, eh,eh!
    Só que preciso de uma orientação, Bastet, da tua parte!
    1º Quero colocar fotos!
    2º o texto é um pouco longo!
    Daí, que é preciso a tua interferencia. Depois comento as tuas preocupações!
    Já tentei até "provocar" aí o pessoal, mas pelos vistos ou anda tudo a dormir, ou foi tudo fazer compras! Ou então é o futebol!
    Quanto á frase do einstein, dia 11 Maio, pensei que o pessoal tivesse algo a dizer...
    Ou seja, cada um preocupa-se consigo e estou a ver que o factor escolaridade não tem nada a ver! Tirando aí uma excepção, da qual já falaste! F.P.

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao apelativo, tenho a impressão que umas corriqueirices davam pano para mangas a muita gente!
    Pode até ser que o blog esteja um pouco Heavy-going, mas assim pode-se escolher o que se quer aprender, ou ver! Não, deixa estar como está! Mete é coisas um pouco menos sérias de vez em quando, que a vida das pessoas, já é levada a sério demais!
    Já S.S. o Dalai Lama diz o mesmo!!!

    ResponderEliminar
  3. Lá se o Cosimo não é tão visitado, paciência... mas conhecemos um blog que trata de coisas do dia a dia e há sempre comentários! E até gostava de o comentar mais...
    Ás vezes são até desabafos, coisas que para alguns não têm nexo, mas o que é certo é que já tenho visto 11 ou mais comentários num só artigo.
    Tens é de perceber que o ser humano não gosta de encarar, algo terrível, em que o grande culpado foi ele! Não fomos programados para absorver de ânimo leve o sentimento de culpa! Ora aí é que está o erro!

    ResponderEliminar
  4. Bom, eu podia dar uns conselhos lá quanto a um hipotético "lift up", mas para já digo apenas que o arranque nestas coisas é sempre assim ... periclitante e lento!

    Mas depois falaremos.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.