segunda-feira, 4 de maio de 2009

Pegada de Carbono

Depois de termos abordado a pegada ecológica e a pegada de água, faltava então falarmos de pegada de carbono.
Como vimos, este conceito de "pegada" refere-se ao rasto directo e indirecto que deixamos no nosso planeta ao longo da nossa existência, e que está associada a um certo estilo de vida e consumo: a pegada ecológica, em termos de área de planeta; a pegada de água, em termos de água potável; e agora, a pegada de carbono, em termos de emissão de gases de estufa.

A pegada de carbono é uma medida do impacto que as nossas actividades têm no ambiente, e em particular nas alterações climáticas, e está relacionada com a quantidade de gases de estufa produzidos no nosso dia a dia, através da queima de combustíveis fósseis para a produção de electricidade, aquecimento, transporte, etc.

Ou seja, a pegada de carbono é uma medida de todos os gases de estufa que individualmente (directa ou indirectamente) produzimos, expressa em unidades de toneladas (ou kg) de dióxido de carbono equivalente.
Este termo equivalente tem também a ver com as emissões de outros gases de estufa para além do CO2, que são convertidos nesta unidade, tendo em consideração a sua massa molecular e a sua capacidade intrínseca de absorção da radiação infra-vermelha.

A pegada de carbono é composta por duas partes:
  • A pegada primária, ou directa, que mede as emissões directas resultantes da queima de combustíveis fósseis, no uso doméstico e nos transportes (automóvel, avião, etc.), e é a parte que mais facilmente controlamos.
  • a pegada secundária, ou indirecta, que mede as emissões associadas com todo o ciclo de vida dos materiais que usamos, incluindo o fabrico, transporte, manutenção e eliminação; no fundo, quanto mais compramos, maior a nossa pegada indirecta.
Para calcular a sua pegada de carbono completa, use a calculadora do site Carbon Footprint. Mas antes vá ver nas facturas, quantos quilowatts-hora de energia eléctrica, de gás, ou de gasóleo, consome a sua habitação no ano, e veja também quantos quilómetros faz no automóvel e outros meios de transporte, em média, por ano.

Compare-se com as pegadas de carbono médias e com o objectivo para combater as alterações climáticas:
  • Média dos portugueses - 5.63 ton CO2/pessoa/ano
  • Média dos países industrializados - cerca de 11 ton CO2/pessoa/ano
  • Média mundial - cerca de 4 ton CO2/pessoa/ano
  • Objectivo - cerca de 2 ton CO2/pessoa/ano
Assustador, não? Eu pelo menos, assustei-me com a minha pegada de carbono, mais do que com a pegada ecológica ou a pegada de água. Tenho mesmo de continuar a esforçar-me por reduzir o consumo, e sobretudo comprar menos coisas, pois mais de metade da minha pegada é indirecta.

Pode também aceder a uma calculadora em português no site Carbono Zero, embora esta só apresente a sua pegada directa, para a habitação e deslocações. Mas lembre-se, a minha pegada secundária é maior do que a primária, o que pode ser também o seu caso.

Fonte: Carbon Footprint.
Veja também o artigo de comotudofunciona.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.