quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Cogeração - Poupança Energética a Passo de Caracol

Na nossa pequena cidade, chamada Vila Nova de Famalicão, temos um dos melhores exemplos de poupança energética do País: a Continental-Mabor.
O sistema utilizado é a cogeração. A cogeração é o reaproveitamento das energias utilizadas na produção. A Mabor tem um rendimento 50% superior a qualquer outra indústria, associada na Cogen, ou seja, enquanto as outras conseguem um rendimento na ordem dos 30% de energia, em média, a Mabor consegue 80% de rendimento. Sabendo que para isso, é única a utilizar turbinas de avião e pessoal inteiramente especializado.
Com este exemplo único, neste nosso rectângulo à beira mar plantado, já podemos orgulhar-nos de algo. O que quer dizer, que a Mabor Continental evita, por ano, 6 toneladas de CO2, 20% na factura de gás natural e ainda vende a energia restante, à rede nacional de electricidade.
Foi pioneira obtendo acesso, ou direito a esta rede nacional em 2005.
Posteriormente outras se lhe juntaram, dando nome à associação COGEN. Indústrias como as cerâmicas, têxteis, alimentar e até centros comerciais, onde os gastos energéticos são elevados, fazem parte desta associação.
O que não se admite, é que desde 2006 a iniciativa da COGERAÇÃO, tenha estagnado por completo. Mais PME´s se lhes querem juntar mas o acesso à Rede Nacional, o Direito de Interligação, está vedado por completo, devido às novas directivas Europeias emitidas em 2006, vejam bem, em 2006! temos na TSF, a entrevista onde explica por completo o problema da COGERAÇÃO em Portugal.
Até hoje e passados três anos, o Ministério do Ambiente e o Governo nada fizeram. Aquele Governo, que se diz completamente virado e dedicado às energias renováveis!
Mais um exemplo, do que está ainda por fazer neste País.
Um exemplo, onde mais uma vez as Médias e Pequenas Empresas, foram completamente postas de parte, onde se preferiram as aeólicas, hídricas, para benefício das gigantes internacionais como Iberdrola, Gamesa e nacionais como a EDP. Como sempre beneficiam-se as Empresas estrangeiras, em detrimento das Empresas portuguesas. Ouvi também, que todos os esforços foram feitos, por parte da TSF e COGEN, para que um representante do Ministério do Ambiente, estivesse presente nesta entrevista, nem sequer resposta mereceram... é para verem como estão interessados , os políticos, em satisfazer as necessidades dos cidadãos. Nunca é demais e ainda por cima, em época de eleições, denunciar a hipocrisia dos nossos governantes, no que concerne à ecologia.
Outra matéria que gostaria de mencionar, é que os grandes Lobbies, EDP, GALP, BES, já tomaram para si, este tão melindroso tema: A SUSTENTABILIDADE, como se fossem os salvadores das Espécies e do Planeta, esquecendo-se porém, que andam aí portugueses, de menor "envergadura" económica, a gritar para o vazio e a ouvir apenas o seu próprio eco! Querem colaborar e todos os acessos lhes são vedados. Isto, é que é preciso denunciar!
Sr. Ministro, ouça a voz dos que querem participar, para melhorar a qualidade de vida do nosso País, como a COGEN, que segundo a TSF, só terá a 12ª conferência com o Poder Político em Novembro, (do ano que passou!) sem esperança à vista, de que façam algo para, que possam aceder à Interligação da Rede Nacional.E acertaram! Até hoje!... Nada!
Mesmo agora, (2009) que vai ser construída uma fábrica, de componentes aeronáuticos, no Alentejo!
Uma forma eficaz de poupar energia e criar postos de trabalho!
Vamos deixar entrar uns raios de sol no nosso País, sim?

TSF : "Mais Cedo Ou Mais Tarde" entrevista em 6 Junho 2008 - Cogeração

11 comentários:

  1. A cogeração é uma forma de produção de energia em que há um grande aproveitamento da energia térmica que seria desperdiçada em processos mais tradicionais de produção de energia eléctrica, como as típicas centrais térmicas. A eficiência na produção de electricidade na cogeração é normalmente superior a 80%, enquanto no processo tradicional referido andará à volta dos 40%.
    (Ver mais em COGEN, Eficiência Energética e SelfEnergy)

    Não sendo propriamente uma forma de produção de energia "limpa", a cogeração, como alternativa à produção de electricidade a partir de centrais térmicas, permite uma evolução positiva na redução do consumo de combustíveis fósseis e na redução das emissões de gases poluentes e de gases com efeito de estufa.

    Sabendo que Roma e Pavia não se construíram num dia, que não há ainda forma de armazenar em escala as energias renováveis provenientes do sol e do vento, que não são contínuas, que a energia hídrica é insuficiente para as necessidade do país, e que a energia das ondas ainda está em fase experimental, a cogeração é uma boa medida para ir reduzindo consumos de combustíveis fósseis e diminuindo emissões de CO2 e outros gases poluentes.

    Por isso, Fada do Bosque, fizeste muito bem em tocar nesse assunto aqui neste blogue, com esse óptimo "post", e em alertar para a necessidade de apoio (e não obstrução) às pequenas e médias empresas para a implementação desta tecnologia. É que os próprios processos produtivos industriais muitas vezes geram produção de calor que pode ser aproveitado para a produção de electricidade através da cogeração.

    Mas está de facto difícil. Não é só com a cogeração. Também as licenças para ligação à rede eléctrica nacional das micro-produções de energia de fontes renováveis está muito complicada. Muita parra e pouca uva: muita propaganda pelas renováveis, mas apenas uma pequena percentagem de pedidos de ligação à rede são conseguidos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo apoio e melhor esclarecimento...
    As políticas não ajudam mesmo as PME.
    Coisa que quase todos, (políticos e seus apoiantes) se esquecem em período pré eleitoral.
    O mesmo se passa com o Biodíesel, que além de todos os entraves, tem de pagar imposto como se de combustível fóssil se tratasse.
    Só neste País!
    É tudo fogo de artifício, dos nossos desgovernantes!

    ResponderEliminar
  3. Eu, quanto ao biodiesel, tenho muitas reservas. Se é para reciclar óleos usados, estou de acordo. Mas se é para substituir plantações de bens alimentares por produções destinadas a esse fim, acho que é uma má opção. Aumenta os preços dos bens alimentares, acaba por gerar desflorestação (ex. Brasil), esgota a terra, a água, acaba por ser um mau caminho, não o da sustentabilidade.

    ResponderEliminar
  4. Não, falo apenas em reciclagem.
    Se não estou em erro, 1 litro de óleo usado, polui 10.000 litros de água.

    ResponderEliminar
  5. Amiga,
    Acabei de ler este interessantíssimo post, e simultaneamente preocupantíssimo.
    Copiei-o e mandei ao nosso amigo João Soares do Sempre Jovens.
    Suponho que ele terá conhecimento, eu confesso que não tinha, por isso a visito com regularidade, vou assim colhendo a informação que não está, infelizmente, acessível a todos.

    Bem-haja por divulgar e pela sua atitude louvável.

    Beijo
    Fernanda

    ResponderEliminar
  6. Cara Fernanda
    Aqui a Fada do Bosque não é "peca" a protestar, e nestas coisas de política está sempre muito mais actualizada. E faz muito bem dizer essas verdades. Era bom era que alguém ouvisse.

    ResponderEliminar
  7. Amiga Manuela,

    Julgo que a amiga Fada do Bosque não se importará então que o seu texto, exactamente como está, seja publicado no Sempre Jovens???!!!Espero bem que não, porque daqui a segundos lá estará.
    De lá segue para todos os Blogues do João Soares, pelo menos será dada informação por mais frentes.

    Se ouver algum inconveniente, agradeço que me informe com a máxima brevidade, a verdade é que devia pedir autorização à autora, a ver quem me responde mais rapidamente.

    Beijinhos
    Fernanda

    ResponderEliminar
  8. Cara amiga Fernanda

    Inconveniente?! Não, pelo contrário, agrdeço que passe a informação. O intuito é mesmo esse.Fez muito bem!
    Obrigada. Nasci contestatária... :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Obrigada amiga Fada do Bosque!!!

    Ainda bem qe assim é, estou farta de gente apática, quais caracois, lesmas autênticas.

    Já está publicado no SJ com todas as letras e as devidas referências à autora e ao Blogue.

    Mais uma vez obrigada,

    Continue, o país precisa de gente assim.
    Beijo
    Fernanda

    ResponderEliminar
  10. Obrigada eu, cara Fernanda, especialmente pelo elogio. :))
    É a vaidade... Mas é preciso informar acima de tudo.

    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi deixado no Facebook ontem cerca das 14 h, por Alberto Fonseca:

    Tenho a dizer-lhe que a TMG - Têxtil Manuel Gonçalves também tem desde 1996, e como me parece que é uma pessoa interessada em questões ambientais também lhe digo que a central já funciona a gás natural. Os meus parabéns pelo seu interesse nas questões ambientais. se todos fossemos assim o Mundo estaria muito melhor, Parabéns

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.