segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O novo colonialismo - landgrabbing

Um novo e feroz colonialismo ameaça o equilíbrio já tão precário deste planeta, agravando a injusta distribuição de riqueza, agravando as emissões de CO2 para a atmosfera devido a transportes, e com certeza não melhorando as condições de vida de povos que já não as têm dignas.

Com o objectivo de cultivar terras para alimentar os seus próprios países, ou, muito pior, para a produção de bio-combustíveis, grandes empresas compram autênticas regiões nos países pobres de África, Ásia e América do Sul com promessas de desenvolvimento económico local, mas que, sem qualquer controlo, serão apenas modos de elas próprias enriquecerem, contribuindo para o esgotamento de recursos e desequilíbrios dos ecossistemas dos países ou regiões alvos. Em risco ficam a alimentação dos locais, que sobreviviam do cultivo dessas terras, a integridade dos ecossistemas, pela utilização de monoculturas, pelo uso excessivo de pesticidas e fertilizantes, a água, que para além do risco de poluição fica sujeita a esgotar através do "watergrabbing"

Melhor do que eu poderia dizer, vou transcrever parte de dois artigos em dois blogues que sigo, que valem bem a pena serem lidos integralmente:

De Rui Herbon, em A Escada de Penrose:
"Landgrab e landgrabbing são dois termos que aparecem frequentemente nas notícias, em especial nas que se referem a África, e aos quais convém encontrar equivalentes em português, já que se referem a problemas que não só não vão desaparecer da actualidade, senão que podem adquirir especial importância. Ambos têm que ver com a ocupação de terras, como a dos portugueses no Brasil, por exemplo, ou a dos europeus em África, quando repartiram o continente. Só que agora não se trata de uma conquista pelas armas, mas pelo dinheiro, que permitiu que uma série de países ricos tenham conseguido o controlo de 15 a 20 milhões de hectares na Ásia, América Latina e, sobretudo, em África. ..."
Continuar a ler aqui.

De Octávio Lima, em Ondas 3
"Um novo tipo de colonialismo avassala o mundo, com os ricos a tomarem posse de terras em países pobres e famintos para produzirem alimentos de que necessitam em troca de alegados empregos e investimentos em infraestruturas, escreve o The Independent, de Domingo, 9 de Agosto. Tudo através de acordos secretos com os governos locais. ..."
Continuar a ler aqui.

A notícia em The Independent analisa a questão em vários aspectos - políticos, económicos, sociais e ambientais, e conclui:
"Food touches something very deep in the human psyche. Do not expect either side to give up without a fight"


E terão capacidade de luta esses povos pobres, pela sua terra e pelo seu próprio alimento se não forem ajudados por organizações internacionais?

Fontes: The Independent, blogue A Escada de Penrose e blogue Ondas 3; Imagem: The Independent

21 comentários:

  1. Olá Nélinha, esta é das coisas que mais me toca. vou repetir-me no comentário que deixei na ESCADA DE PENROSE... É que isto, é já conversa muito séria... pelo menos para mim, aí vai:
    Mas, como eu já tinha andado por aí a investigar, o açambarcamento do petróleo e das redes de pipelines, constatei que os pipelines são mistos, incorporando os de petróleo, gás e água. Está previsto que até 2020, toda a água potável do Planeta será pertença dos senhores do Mundo. Até agora ninguém acreditou!
    Com esta tua exposição, pode ser que comecem a ver, o que vai ser a realidade do ser humano daqui para a frente.
    Entretanto andaram distraídos com TV´s PSP´s, férias em lugares paradisíacos, desportos, casas, carros,e etc. etc., etc.- ALIENAÇÃO!
    Esta crise foi a aurora daquilo que Eles se propuseram: Uma Guerra Mundial em grande escala.
    1º lucrar com a venda de armas.
    2º eliminar a super população.
    3º implementar a polícia mundial a ONU.
    4º impor uma ditadura mundial.
    5º Nova Era!

    Não esquecer que em 2008 foi o ano que se venderam mais armas á escala mundial. No topo temos a China, seguida dos EUA em 3º a Europa. Agora sabemos porque desapareceu o dinheiro da banca.

    Não esquecer também, que quem tem dinheiro a mais, faz negócio sujo e perigoso para as massas. O intuito principal, é manter as Massas distraídas e ignorantes.
    Na educação e Mass Mídia é gritante!

    ResponderEliminar
  2. Agradeço os comentários, e à Paula Pereira a lição sobre fotossíntese. Só que não podemos entender o funcionamento da atmosfera a partir apenas de um único processo bioquímico. E os sites que refere, alguns deles já os conheço, são dedicados a divulgar que nada é preciso fazer por este planeta, porque tudo está muito bem, quem está mal é quem acha que há alterações climáticas e que é preciso proteger o planeta.
    Discordo dessa abordagem.
    As alterações ao equilíbrio do planeta são um risco para as espécies vivas, incluindo a nossa.
    Mas este "post" não é sobre o tema do aquecimento global nem das alterações climáticas.

    ResponderEliminar
  3. Manuela, agradeço a citação. Este é daqueles temas em que a comunicação social, nomeadamente a de serviço público, passa ao lado. Nesse sentido cabe à blogosfera divulgá-lo à generalidade dos cidadãos. Isto implica demasiadas coisas e não apenas a ecologia e a sustentabilidade: há aqui a questão da liberdade e da dignidade humanas, para além da mais abjecta forma de exploração capitalista. Espero que as pessoas tomem consciência e se revoltem. Na Suécia, como referi no meu post, funcionou.

    ResponderEliminar
  4. É assim mesmo menino RUI e NELA, importante é mostrar tudo o que nos querem esconder.
    PARABÉNS a ambos! :))
    Há sempre quem apareça por aqui a desestabilizar... que chatice!

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, Nelinha!

    Este é mesmo um assunto de grande importância: a nova fórmula da colonização mascarada.
    Também a mim desconcerta a indiferença quase total sobre esta realidade indecente.

    Esperava encontrá-la para dar-lhe, pessoalmente, os parabéns por este excelente blogue. Mas entendo que o lugar indicado é neste espaço.

    Leio sempre com grande interesse o que aqui é publicado. Repito: excelente!
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  6. A expansão destes ditos países desenvolvidos compromete o desenvolvimento e preservação do meio ambiente, sim! Mas é a expansão, transformação e contínua renovação do capitalismo, hoje pós-industrial que mais ameaça a biosfera, nessa relação de inclusão.

    Por isso não prego aqui o fim do capitalismo, início de um regime comunista, pois sei quais serão os argumentos contrários, no entanto, desejo que o homem mude seus hábitos, em primeiro lugar, e a informação tem uma grande parcela de responsabilidade nesse processo, claro a livre informação, ademais, faço minhas as palavras de Slavoy Gigek ao afirmar que o que o homem sempre desejou foi uma sociedade mais justa.

    Abraço
    Parabéns pelo blogue!
    aurasacrafames.blogspot.com
    Por uma sociedade melhor!

    ResponderEliminar
  7. Paula Pereira
    Preocupe-se mais com a água que vai acabar, porque a PREDAÇÃO CAPITALITA, já tem "barbas"... desde a Revolução Industrial e se não forem uns, são outros. A questão é divulgar e tentar dar essa informação! Ponto
    Este blogue já desenvolveu por demais essa matéria!

    ResponderEliminar
  8. Amiga Manuela,

    Este é um assunto no mínimo assustador.
    Ainda não tinha tomado plena conciência deste facto e estou completamente alarmada.
    O que fazer??? Como impedir e especialmente como minimizar ou preferencialmente restaurar o mal já feito???

    Como posso ajudar? Diga-me, por favor.

    Mande-me por e-mail em formato HTML para que possa postar mais facilmente, vou falar com o João Soares.

    Beijos.
    Fernanda

    ResponderEliminar
  9. Caros amigos e colegas da blogosfera
    É bem preciso que as pessoas saibam deste novo colonialismo, que o denunciem, que chegue aos políticos e às altas esferas do poder para que saibam que não estamos cegos e surdo-mudos. Por isso, bem precisa de ser divulgado.

    À D. Alda Maia e ao Aura Sacra Fames agradeço as palavras que aqui deixaram e os parabéns pelo blogue, sempre dão força para continuar.

    À amiga Fernanda, agradeço também o interesse neste tema, já lhe enviei o texto por e-mail.

    Ao Rui Herbon, obrigada por ter levantado o tema na parte da blogosfera que conheço.

    À querida mana Fada do Bosque, um obrigada especial por sempre estar aqui a dar apoio.

    À Paula Pereira, obrigada pela sua participação, é na troca de ideias diferentes que mais se aprende.
    Temos opiniões diferentes sobre o papel de CO2 na atmosfera, mas em relação ao que penso sobre isso pode ler aqui:
    Aquecimento global...
    Não falei aqui ainda no negócio das energias alternativas, pois ainda não tive oportunidade, mas um dia lá irei.
    Sobre o consumismo, este blogue tem pelo menos estes "posts":
    A Moda e o Consumo...
    A História das Coisas
    Sobre democracia na economia:
    Democracia económica
    Sobre o lixo:
    Todos inocentes...
    Oceanos saudáveis...
    Se não forem eles...
    Este blogue pretende divulgar informação acessível para tentar contribuir para modos de vida mais sustentáveis, limpos amigos do ambiente e da humanidade. E também chamar a atenção para injustiças e o que vai mal.
    Na minha opinião, o excesso de CO2 na atmosfera é poluição. Pode ter uma opinião diferente. Tem o direito à sua, e eu tenho direito à minha, com o devido respeito, já que não há "verdades" científicas que não se possam pôr em causa.


    A todos, obrigada por partilharem as vossas ideias aqui neste espaço.

    ResponderEliminar
  10. UUUIIII Mana, isso é que é escrever! :)

    Não tem que agradecer... é por gosto! :)

    ResponderEliminar
  11. Amiga Manuela, bom dia!

    Consegui publicar no Sempre Jovens uma pequena introdução ao ao seu trabalho, com algumas alterações, como verá, mas com o link para o seu Blogue.

    Logo que tenha oportunidade verei o que está em Inglês e farei algo para o meu Diverse Texts and Stories.

    Beijinhos
    Fernanda ou Ná, como quiser.

    ResponderEliminar
  12. Amiga Manuela,
    Também já está no Diverse texts nas stories e no facebook.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Amiga Fernanda

    Muito obrigada por divulgar este assunto. É bem preciso.

    ResponderEliminar
  14. Amiga,

    Faça-me um favor...quando lhe for possível passe pelo menos pelo Sempre Jovens, gostaria de conhercer a sua opinião sobre a forma como foi exposto o problema.
    Como entenderá, sendo um Blogue colectivo, há regras, uma das quais é o tamanho dos textos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Espero que o colega da blogosfera Octávio Lima (que julgo estar de férias), citado neste texto, não leve a mal que o volte a citar, agora a parte final do seu "post" sobre este assunto, mas penso que vale a pena ficar aqui também:

    "Imagine que a China, após negociações com um governo português ávido de dinheiro para cobrir a crise, comprava o Alentejo e colonizava-o com trabalhadores chineses, transformando o território num imenso campo de arroz e que enviava toda essa produção de arroz, durante 100 anos, para a China. Imagine que os portugueses, os media, de nada sabiam, que se contentavam com alegadas promessas de melhoramentos em estradas e empregos. Como se sentiria? Que dirão opinadores como António Vitorino, Luís Delgado, Pacheco Pereira, Miguel Sousa Tavares e quejandos?"

    ResponderEliminar
  16. E que me desculpe também o Rui Herbon, mas vou aqui também citar a parte final do seu texto do qual já citei o início. É que vale a pena reler e reflectir:

    "Cegos pelos efeitos de uma crise económica de origens financeiras que se apresenta como algo transitório, perdemos de vista o facto de que estamos também numa outra crise mais profunda e global: a dos recursos disponíveis para assegurar os níveis de vida do conjunto da humanidade. Deveríamos começar a pensar nisso para nos acomodarmos a novos padrões de vida, posto que a festa em que temos vivido até agora está prestes a acabar"

    ResponderEliminar
  17. É mana... respondeste bem!
    Parece que há muito interesse instalado, a querer deitar a realidade abaixo! Deve haver muitos rabos de palha, ou interesses financeiros também!

    ResponderEliminar
  18. Fada, não respondi a ninguém, e as palavras não são minhas. Só achei que deviam ficar aqui, para reflexão.

    ResponderEliminar
  19. Será que a ONU está atenta a esta situação? Ou vai deixar andar até ser tarde demais?

    ResponderEliminar
  20. A ONU está atenta à `militarização, dos corredores de pipelines em Países considerados hostis, como Rússia, Afeganistão, Uzbequistão, Irão, ou seja, andam a tentar entrar no domínio do OCX- CTSC, para concluir o PPS da NATO-EUA, sendo estes últimos blocos estruturais da NOVA ORDEM MUNDIAL. É nisso que está focada a atenção da ONU. Petróleo, Gás e Àgua!

    ResponderEliminar
  21. Sobre o LANDGRABBING vejam o vídeo com o caso de Cabo Polónio, no Uruguai, Património da Humanidade, a saque!
    No blogue de Ana Paula Fitas A Nossa CANDEIA - Critérios!?...
    Com boa música a acompanhar a reportagem de Manu Chao.
    Imperdível.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.