segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Vamos Limpar Portugal


A ideia nasceu na Estónia, e foi inteiramente conseguida - o pais foi limpo num dia (florestas e não só), com a ajuda de 50 mil voluntários. Mais do que uma acção isolada, foi um modo de mostrar ao mundo que, quando há uma vontade forte e quando nos juntamos, nós cidadãos anónimos, conseguimos. É uma óptima mensagem não é?

Por cá, a ideia nasceu em meados de Julho passado, tendo sido criada a rede ning Limpar Portugal onde já estão registados mais de 7500 voluntários. Já são muitos, mas faltam muitos, muitos mais, para que a acção tenha sucesso. Depois do registo na rede, deve aderir a um grupo, grupos esses que se dividiram por concelhos ou por zonas geográficas.

O dia para limpar Portugal previsto é o dia 20 de Março de 2010. Vamos limpar o lixo que infelizmente é abandonado por essas florestas, por esses recantos mais escondidos do nosso país, e alguns nem tanto.

Entretanto, há muito trabalho a fazer: localizar e reportar os pontos de lixo (aqui apela-se sobretudo aos praticantes de caminhadas, BTT ou TT, ou a quem os detectar) , divulgar e arranjar mais voluntários, estabelecer contactos com empresas e instituições para ajuda no fornecimento de serviços ou bens necessários à execução da "acção de limpeza".

Faltam menos de seis meses, ainda há tempo, mas não podemos ficar parados, pois há muito que fazer. A iniciativa também tem uma página na Internet, está presente no Facebook e no Twitter, mas é na rede Ning onde se desenrola o processo, com mais informação e mais actualizada.
A iniciativa começa a ser mais divulgada na comunicação social (RTP, TVI24, Diário.iol, Rádio Clube, Sapo, Ecosfera, ...), pelo que se espera, que em breve o número de voluntários aumente substancialmente.

Eu vou ajudar a Limpar Portugal. E você?

10 comentários:

  1. Se fosse para o limpar, destes políticos corruptos, eu até ia, já a correr!... :))
    Mas de qualquer forma, como isto é um País sem cidadania, lá terão de ir, os que ainda a têm, limpar o que esses gabirus sujam...
    Podes contar comigo.

    Era isto, que deviam ensinar nas escolas também!

    ResponderEliminar
  2. Olá, mais um selo para voces. Pegue la no link
    http://ciencisagora.blogspot.com/2009/09/selo-esse-blog-e-vip.html

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá Rosangela
    Mais uma vez obrigada pela sua generosidade, oferecendo mais um prémio para o Sustentabilidade É Acção. Nós agradecemos do fundo do coração.
    E você e seu blogue também estão de parabéns, pois esse é que é mesmo um "blog VIP".
    Beijos e muito obrigada

    ResponderEliminar
  4. Manuela, cá está mais um vídeo que recebi há algum tempo por mail e que reencaminhei para os meus contactos. Posteriormente recebi outro com o projecto Limpar Portugal, à semelhança do que foi feito na Estónia, e guardei o endereço nos favoritos para não me esquecer do assunto devido ao largo período de tempo que é necessário para organizar a operação. Estou em cima do assunto!
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. Eu limpo todos os dias. O meu lixo e, às vezes, o alheio.

    ResponderEliminar
  6. Maria Josefa Paias

    Obrigada pelo empenho. Ainda somos 7800, mas precisamos para aí de 100 mil voluntários. Longo caminho pela frente.
    Um abraço.

    Ferreira-Pinto

    Toca a alistar e vergar a mola...
    e não é só limpar no dia 20/03/2010, há que dar conta das lixeiras, estabelecer contactos divulgar...
    A tua ajuda também é precisa.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada, pelas palavras dirigidas...

    Vergar a mola, o Quinn?!

    ResponderEliminar
  8. Fada
    Parece que me esqueci de dirigir umas palavras à minha querida mana Fada, o que é imperdoável. Logo a quem está sempre pronta a colaborar. Desculpa, não foi de propósito, mas já sei que posso contar contigo.
    Quanto a limpar o país de corruptos, isso é um sonho, talvez uma utopia, mas que dá vontade de os limpar todos a eito e enviá-los para uma pequena ilha isolada, inabitada e inacessível, ai isso dá! Só que se calhar não poderia ser assim tão pequena...
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Ora era mesmo isso ,que eu queria ouvir e não que agradecesses!
    Começando no presidente, que como diz o CN, mas por palavras minhas, o discurso do Cavaco quis dizer isto:- "Ora bora, lá pegar fogo a esta merda!"
    Desculpa o calão, mas foi mesmo isto!
    A limpeza deve vir de cima...

    ResponderEliminar
  10. Olá Manuela Araújo!

    "Ouro sobre azul" seria mesmo se a par da limpeza dos espaços públicos fosse possível dar uma varridela no cérebro de alguns dos nossos comptatriotas, por forma a que os mesmos percebessem o lixeira que fazem, e o mal que causam. Tirando-lhes o lixo que têm na cabeça, teríamos certamente muito menos lixo para recolher.
    Seria bom,para além de fazer sentido económico, que o Estado procurasse educar e chamar a atenção de todos nós para a necessidade de ter um comportamento mais civilizado e responsável, para não termos, como agora, que andar a remediar o muito mal feito!
    Parabéns!
    Um abraço.
    Vitor Chuva

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.