quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ajude Haiti hoje

Provavelmente já viu as imagens da devastação provocada pela gravidade do terramoto que ocorreu no Haiti na noite passada, com epicentro a 15 km da capital Port-au-Prince, com a magnitude de 7,0 na escala de Richter. De acordo com a Cruz Vermelha, cerca de 3 milhões de pessoas terão sido afectadas, cerca de 1/3 da população do país. Muitas organizações humanitárias estão já em campo para ajudar nesta crise.

Este texto seguinte é a tradução livre de parte do texto de um e-mail que recebi da WFP (ou PAM - Programa Alimentar Mundial da ONU):

"Ainda não se sabe a extensão dos danos, mas sabemos que milhões de pessoas estão sem comida. Quando ocorre um desastre deste, muitas vezes a fome é a primeira emergência. O WFP sabe como fazer chegar os alimentos de forma rápida e eficaz a quem precisa, e as nossas equipas estão a trabalhar sem parar para mobilizar suprimentos de emergência crítica. Mas precisamos do seu apoio. Hoje, nesta hora crítica, você vai dar ser tão generoso quanto pode para ajudar a responder às enormes necessidades no Haiti?"

Se quer ajudar Haiti através do WFP, basta clicar no link ou na imagem ao lado direito, e usar cartão de crédito.

A AMI (Assistência Médica Internacional) parte amanhã para o Haiti para fazer levantamento das necessidades na zona. Para ajudar a AMI, pode fazê-lo através de multibanco ou transferência bancária, acedendo previamente à sua página de donativo esporádico para saber como, ou através da imagem aqui ao lado esquerdo.

Ou pode também ajudar a Cruz Vermelha Portuguesa, através de multibanco ou por transferência bancária, saiba como no link ou na imagem à direita.



Sendo o Haiti um país muito pobre, com mais de metade da população a viver em situação de pobreza extrema e com quase metade da população sem acesso a água potável, uma catástrofe destas exige a colaboração das outras nações, das ONG's e de todos os que tiverem a boa vontade de ajudar da forma que puderem. Mas se puder, ajude HOJE.

(Fontes: Público, WFP, AMI, TVI24, Correio da Manhã (vídeo))

17 comentários:

  1. É Nela... é uma tragédia que me entristece imenso. Países pobres, desgraçados como o Haiti que já têm essa "cruz" para carregar, mas quando ainda por cima lhes acontece uma catástrofe desta envergadura, o coração fica tão apertado... sem descrição...
    Espero que os que têm muitos meios sejam generosos, os que têm poucos que ajudem no que puderem. Quem ajuda, será ajudado.
    Como sempre, lá vai a Nobre AMI, ajudar em tudo o que pode. Ainda bem que existem pessoas assim, pessoas boas. :)

    ResponderEliminar
  2. Manuela Araújo,
    O que eu mais retiro disto, aparte a tragédia humana colossal que representa, é uma outra conclusão também humana que deve ser escarrapachada nas ventas do homem de hoje que julga, pobre inocente, que com toda a sua ciência e técnica, pode controlar o ambiente, chamemos-lhe Natureza, que o rodeia.
    É nestes momentos que nos apercebemos quão pequeninos somos face às colossais forças que nos rodeiam.
    Do alto do nosso pedestal vemos ruir a base do nosso monumento.
    Recordo-me sempre do Voltaire e do Terramoto de Lisboa de 1755 e o choque que foi para a Europa dos Iluminados.
    Infelizmente são necessários acontecimentos destes para nos remeterem ao nosso cantinho de pensamento e analisarmos o nosso verdadeiro tamanmho e importância.
    Um abraço, embora triste.

    ResponderEliminar
  3. Eu já disponibilizei algum para a AMI. Era bom que aparece-se mais ajudar. Espero que sim.
    Já não chegava a pouca sorte destes povos mais pobres do planeta e tinham que sofrer mais este revés. 100 mil pessoas mortas é muita gente. Espero que fique por aqui.
    Abraços de Teixeira

    ResponderEliminar
  4. Grande chamada de ATENÇÃO, T. Mike!

    Obrigadas por tão nobres e sábias palavras!
    Bem haja. :)

    ResponderEliminar
  5. As fotos são de uma tristeza sem fim.As notícias nos deixam arrazadas.Além de tudo,ainda existem os saques.......Tenho escutado muito as pessoas mais velhas dizerem "É o fim do mundo ".....Vamos torcer!Vamos rezar!Vamos ajudar!bjcas

    ResponderEliminar
  6. Amiga Manuela,

    Uma verdadeira calamidade.
    Não tenho palavras. Só uma imensa dor.
    Costumo dar à Ami, sempre, mensalmente, pouco mas de boa vontade.
    Oxalá cheguem depressa médicos, pão, água potável e abrigos, tendas, alguma coisa para ajudar mais estas vítimas da estupidez dos supostos "donos do Mundo".

    Abraço da amiga,

    ResponderEliminar
  7. Amiga Manuela,
    Um primo do meu genro está lá em campo na ajuda dos necessitados através da UNESCO! Quando se soube do desastre a família ficou também em cuidado mas ele conseguiu ao fim de dois dias comunicar que felizmente se encontrava de saúde!
    Para além do susto ficaram as imagens do horror que está a ser!
    Um abraço solidário.
    Luís

    ResponderEliminar
  8. Já pus o link para aqui, lá no meu estaminé...
    Que desgraça tão...horrenda.

    ResponderEliminar
  9. Quem me dera estar, fisicamente, com a AMI. Uma vez que isso não é viável, estou em Solidariedade, em comunhão, em ajuda monetária. ESTOU!
    Abraço, Fada.

    ResponderEliminar
  10. Fada, Miguel, Fernando, Mimirabolante, Fernanda, Luís e Teresa

    Esta é uma tragédia de proporções inimagináveis. Para além do elevadíssimo número de mortos e feridos, para além da enorme destruição, para além da pobreza extrema das pessoas, é chocante percebermos que o país está totalmente impreparado para ajudar, não se salvam pessoas debaixo dos escombros por falta de meios, a ajuda que lá está chegar tem imensas dificuldades para chegar aos locais...
    As pessoas tiram como podem os destroços à mão, mas com a falta de infra-estruturas básicas de socorro muitas não resistem..
    Eu nunca vi tanto azar junto! É muito triste e sentimo-nos impotentes.
    Por isso temos de ajudar á distância com donativos às instituições que nos merecem credibilidade, em dinheiro, pois não há ainda meio e modo de transportar bens, a não ser pelas organizações preparadas para o efeito.
    E é preciso estar atento às burlas na internet e só fazer donativos, se for através dela, a instituições reconhecidas, verificando os endereços na barra.
    Não falta gente sem escrúpulos para se aproveitar duma situação destas.

    Obrigada a todos por darem a vossa opinião e por ajudarem. Esperemos que o mundo se una nesta causa para minimizar o que já é tão mau, e que a comunidade internacional ajude a reconstruir aquele país.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  11. Neste momento, Manuela só tenho, para ti, uma palavra: obrigada!
    Obrigada por estares sempre presente. Obrigada!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Manuela,
    Voltei só para te dizer (e pedir desculpa) que deixei o link do teu blog no meu, no sentido de facilitar o acesso de alguns amigos que queiram participar com algum donativo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Es una gravísima situación que requiere una urgente ayuda de todas las naciones con posibilidad de hacerlo. El tiempo apremia hay tadavía muchas personas con vida y con alto riesgo de perderla, que necesitan alimentos, agua, remedios, techo, asistencia en general.
    Esta realidad que acrecienta el drama de este pobre y sufrido pueblo, me sume en una gran tristeza.
    Cariños Manuela.

    ResponderEliminar
  14. Teresa
    Por favor, pedir desculpa não. Eu é que agradeço a divulgação. Obrigada e um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Cris

    É uma situação desesperada não consigo imaginar tanta desgraça junta.
    E é muito triste. Espero bem que as nações ajudem no que for preciso, inclusive na segurança: já saquearam o local onde a WFP tinha mantimentos!
    É mau demais.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  16. Olá Manuela!
    É mais uma tragédia a cair sobre um povo já "habituado" ao sofrimento e à miséria, que necessita de toda a juda posível, de todos que possam contribuir.
    Mas, olhando para além da situação terível que agora se vive, seria bom, e mais do que tempo,que se pensasse em prevenir em vez de remediar, como sempre parece ser o caso.Com tanto dinheiro que se gasta nestas operações de emergência - que já não dão vida a quem a perdeu - é inevitável pensar sobre o que com o mesmo não poderia ter sido feito para ajudar a criar condições para este tipo de catástrofe não atingisse estas dimensões. Eu acho que daria para muito, se bem aplicado, e é lamentável que não se faça. Pessoalmente acho difícil olhar para este caso doutra maneira.Prevenir é sempre preferível a remediar, e muito mais nestes casos.
    Claro que sei que esta ideia pode parecer ingénua, já que depende da vontade- ou falta dela- de quem tem o poder para a tornar possível.
    Um abraço.
    Bom fim de semana.
    Vitor Chuva

    ResponderEliminar
  17. Olá Vítor
    Concordo plenamente consigo. Se o país não vivesse na miséria, se não o tivessem despojado, se houvesse uma comunidade internacional cumpridora dos seus deveres e do direitos humanos, com certeza que não se conseguia evitar o sismo, mas de certeza que a tragédia teria tido menos impacto: só a existência de construções de melhor qualidade e o socorro pronto às vítimas evitaria a maior parte das mortes que ocorreram e irão ocorrer.
    Claro que a sua ideia não é ingénua, ou se o é, também eu o sou (quem sabe?)!
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.