sábado, 27 de março de 2010

"Limpar a nossa terra e as nossas almas..."

Passou uma semana depois do dia L, do dia em que cerca de 1% dos portugueses puseram mãos à obra e limparam Portugal, mesmo com a chuva forte que se fez sentir em quase todo o país. "Heróis do mar, nobre povo, nação valente", é o que me apetece dedicar-lhes!

No concelho de Vila Nova de Famalicão (foto: Amigos do Pedal), participaram cerca de 1400 voluntários, tendo removido mais de 700 toneladas de lixo. É obra!


A propósito deste movimento cívico, que partiu, sem qualquer dúvida, da sociedade civil, deixo-vos com as palavras do Dr. Mário Soares no artigo da Visão:

"Limpar Portugal
(...)
Hoje vou falar-vos, caros leitores, da iniciativa excelente que, suponho, partiu da sociedade civil, através da internet, e foi, sensatamente, aprovada e auxiliada pelas Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, pelo Governo, através da ministra do Ambiente, e pelo Presidente da República. Os dois últimos - bem como vários presidentes de câmaras - quiseram participar na campanha tão necessária de limpar Portugal.

Foi uma iniciativa cívica e pedagógica de grande significado e importância. É bom que se saiba, nestes tempos de desesperança, que mais de 100 mil portugueses participaram voluntária e alegremente, no sábado passado (dia chuvoso) na missão de limpar Portugal dos lixos dispersos em 11 mil pontos do País. Encontraram de tudo, em matéria de porcarias, nas cidades, junto à costa, em zonas turísticas e nas florestas: de pneus a carcaças de automóveis, a animais mortos, a restos de comida, a jornais e papéis, e até colchões empapados de água. Para além dos adultos participaram jovens e crianças, que falaram nas televisões, cheios de entusiasmo. Ficarão com esse dia marcado nas suas memórias e dificilmente, no futuro, irão prevaricar.
(...)

Em conclusão: só a consciência cívica das pessoas, pela sua acção - e o respeito pelos valores éticos - nos podem ajudar a limpar a nossa terra e as nossas almas..."


Mário Soares, in Visão n.º 890

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.