quarta-feira, 2 de junho de 2010

CCD - O desaparecimento das abelhas

Julgo que a maioria de nós já ouviu falar ou já testemunhou o desaparecimento das abelhas na última década. Colónias inteiras desaparecem sem deixar rasto, ou simplesmente morrem. Neste último caso, parece ser causa directa o ataque de um parasita, mas algo provoca a vulnerabilidade das abelhas ao mesmo. No caso de desaparecerem, estudos apontam como causa primária a avaria no seu "sistema de navegação", não encontrando o caminho de volta para a colmeia, mas essa "avaria" também terá uma causa. O fenómeno é chamado, em inglês, de colony collapse disorder (CCD).

A continuar o desaparecimento e extinção de espécies de abelhas desta maneira (que se estimam em mais de 20 mil), as consequências para a agricultura, para a nossa alimentação e para a biodiversidade serão gravíssimas. As abelhas são os principais agentes polinizadores das espécies vegetais e evitam a extinção de dezenas de milhares de espécies. As razões para o CCD não são conhecidas, mas muitos cientistas estão a estudar o assunto, e são já apontados como factores o uso de pesticidas, o cultivo de transgénicos, e a poluição electromagnética (radiações de telemóveis).

Os motivos indicados, e embora não haja ainda certezas, parecem apontarem todos numa direcção: a responsabilidade é nossa, das actividades humanas!


«Para além da produção de mel e de outros produtos apícolas, as abelhas são, na realidade, responsáveis pela polinização de milhares de espécies de flores, garantindo o sucesso de um sem-número de colheitas agrícolas essenciais para a alimentação humana. Mas, nos últimos anos, soou um sinal de alarme: um pouco por todo o mundo, desde os Estados Unidos, Inglaterra, França, países nórdicos e até Portugal, assiste-se à extinção de várias espécies de abelhas. E não se sabe ainda muito bem porquê(Fonte: Gaia, 2008-09-21)

«Os apicultores, criadores de abelhas, foram os primeiros a alertar para a mortalidade anormal dos insetos. Eles acusam agricultores de utilizar grandes quantidades de pesticidas, para proteger suas plantações. Os produtos químicos seriam, então, os assassinos. Mas cientistas também descobriram que as colónias estavam sendo atacadas por vírus e fungos, além de um parasita chamado Varroa destructor, uma espécie de ácaro, que tem o pouco simpático apelido de "vampiro de abelhas".» (Fonte: Meu Planetinha, 2009/10/01)

«Vários grupos de investigadores universitários e apicultores, confrontados com o fenómeno, têm vindo a alertar para o perigo que representa esta nova vaga de extinções misteriosas. O despovoamento maciço das colmeias, baptizado de colony collapse disorder (CCD), apresenta sintomas únicos e diferentes daqueles observados nas infestações frequentes pelo parasita Varroa jacobsoni (um ácaro que destrói as larvas). (...) Também os produtos transgénicos podem ser uma ameaça grave. Um estudo português de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto demonstrou que morreram várias colmeias colocadas na vizinhança de campos de milho transgénicos Bt, capaz de produzir a toxina do Bacillus thruringiensis (letal para lagartas e borboletas que atacam o milho).» (Fonte: Gaia, 2008/09/21)

«A diminuição da população de abelhas na Europa e América do Norte pode estar sendo provocada pela radiação de telefones celulares. A conclusão é de dois pesquisadores da Universidade Chandigarh's Punjab, da Índia, que acredita que a rede de telefonia móvel estaria interferindo no senso de navegação dos insetos. A pesquisa foi publicada na semana passada na última edição do periódico Current Science.» (Fonte: Planeta Sustentável, 2010/06/01)

5 comentários:

  1. .
    Olá Manuela,

    Ontem lembrei-me de si ao ver o documentário do N.G. na RTP2 sobre o problema que as abelhas estão a atravessar devido a um ácaro, que, por enquanto, só não atacou as abelhas da Austrália, as chamadas "abelhas europeias" e, daí, os que nos EUA têm perdido as suas colmeias estarem a importar abelhas da Austrália.

    Por outro lado, pude aperceber-me de todas as implicações que a falta de abelhas saudáveis tem, não só na produção de mel de qualidade, mas na própria biodiversidade devido à polinização que elas fazem, mas também como lhe são prejudiciais os produtos químicos que muitos teimam em utilizar nos seus campos.

    Foi também abordado o modo como as abelhas se poderiam tornar imunes àquele ácaro, através de uma intervenção genética, mas isso demora sempre muito tempo e deixa-me sempre desconfortável, embora saiba que não se trata de nada parecido com os cereais geneticamente modificados.

    Por tudo isto, gostei muito que tivesse abordado a importância das abelhas na nossa vida.

    Parabéns e beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Uma desgraça com a qual não me conformo... as nossas abelhas... o seu mel.. :((
    As abelhas são de importancia vital, eu que tinha sempre o jardim cheio, agora nem uma... :(( é triste.
    Um alerta que temo chegar tarde. Estes alertas, é que deviam passar na TV nos principais canais, a horas nobres e consecutivamente!... mas o lucro é lixado!!! Money, money...
    Eu prefiro honey, honey.

    ResponderEliminar
  3. Olá Josefa e Fada

    Apesar da formação que tive na área da química (ou se calhar por isso) sou muito avessa ao uso de químicos, pesticidas e mesmo à engenharia genética.

    O papel das abelhas nos equilíbrios dos ecossistemas mundiais é absolutamente decisivo. E se há 20 a 25 mil espécies de abelhas, o certo é que muitas estão em vias de extinção. E cada uma cumpre o seu papel.

    Por exemplo, aqui há uns anos vi uma reportagem que se passava nos EUA. Porque as abelhas de lá morriam, "importaram" outra espécie de abelhas produtoras de mel, se não me engano, da Austrália.
    Mais tarde (tarde de mais para muitos) verificaram que essa espécie, inócua para os habitantes da região donde vinham, eram mortais para os americanos.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Uma catástrofe. Apicultores dos E.U.A. e da Alemanha registraram uma diminuição de 80% do número de abelhas nas suas colônias, colocando em risco a própria existência da apicultura e ameaçando as espécies de abelhas. Uma das causas pode ser o cultivo de vegetais transgênicos . Segundo um dos pesquisadores, uma toxina presente no milho geneticamente modificado (que já é 40% do milho plantado nos E.U.A.) pode ter alterado a superfície do intestino das abelhas, permitindo que parasitas entrassem no organismo do inseto. (Fonte: Der Spiegel)

    Um épisodio do Biosfera mostra essa triste realidade:

    http://www.youtube.com/watch?v=uVNZwQDvHGc

    ResponderEliminar
  5. Olá Zé Povinho

    Parece-me absolutamente plausível que os transgénicos tenha culpa no desaparecimento das abelha, e já há estudos a apontar nesse sentido.

    A interferência do homem na artificialização do ambiente tem e terá muitas mais consequências nefastas do que alguma vez se pensou. Aliás, neste século, já é óbvio.

    Vou ver esse episódio do Biosfera.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.