domingo, 20 de junho de 2010

Colóquio de Transição: 1 - Valores e Crenças

No passado dia 10 de Abril de 2010 realizou-se em Pombal o colóquio "Transição para uma economia e cultura pós-carbono", em que participaram cerca de 150 pessoas. Eu estive lá e participei numa experiência muito enriquecedora, e creio que terei testemunhado o primeiro passo  para a implementação em Portugal das experiências em Transição para uma cultura e economia mais independente do petróleo e mais amiga das pessoas, a exemplo do que já se pratica em várias comunidades locais espalhadas pelo mundo através da rede Transition Network. Os meus sinceros parabéns ao empreendedor João Leitão e aos que o ajudaram a organizar o colóquio. E um agradecimento também por ter disponibilizado os vídeos do colóquio na rede Permacultura Portugal, e que vou tentar colocar aqui, um por semana.

Esse colóquio deixou os participantes conscientes do mau estado da economia e do planeta, mas com um esperança num futuro que parte de cada um, não por si só, mas como parte de comunidades empenhadas em mudar de atitude e de vida.

Hoje deixo o primeiro vídeo do colóquio - "Quem Somos? Valores e Crenças", pelo professor catedrático e psicólogo clínico Vítor Rodrigues (autor dos livros "A Teoria Geral da Estupidez Humana" e "A Nova Ordem Estupidologica"). Uma reflexão sobre as crenças do ser humano e da cultura dominante, que subvertem os valores e impedem o correcto diagnóstico da situação do mundo.


Colóquio da Transição 1 Quem Somos? Valores e Crenças from João on Vimeo.

3 comentários:

  1. Gostei... falou de praticamente tudo... até da Manada...eheh!
    Apenas discordo num ponto: Quando o orador afirma que existe a necessidade de lucro (razoável).
    Para mim não há necessidade de lucro pois não existe realmente a necessidade de vivermos com o sistema monetário.

    ResponderEliminar
  2. Olá Voz
    Eu também gostei muito de o ouvir quando lá estive, e voltei a ouvir antes de colocar aqui. Foi um bocado demorado por causa das interrupções, mas assim foi mais "interactivo".
    Quanto ao lucro, julgo que será sempre necessário, não precisa, de facto é de ser em moeda.

    Eu não li, mas acho que iria gostar de ler os livros deste Prof. Vítor Rodrigues, e palpita-me que o Voz ainda mais. Ficam aqui um link para si:
    http://aeiou.expresso.pt/ser-estupido-tem-ciencia=f552019

    ResponderEliminar
  3. Lucro, seja em que forma, nunca será compatível com Sustentabilidade.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.