terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CONCURSO - Melhorar o mundo na escola - 4 - por Sónia Da Veiga

Educação para a Responsabilidade e Poder

Existe a necessidade de fazer as coisas de maneira diferente”, “à século XXI”, de questionar todos os dogmas, tudo o que é “dado adquirido”, e esta deve ser enfatizada, seja através do uso de exemplos globais (como o aquecimento global e a crise económica e social), seja de exemplos locais, que apelem ao sentimento de pertença na sociedade e à comunidade onde se inserem em particular. 

Assim, com a orientação do professor, poderão ser abordados temas como Sustentabilidade/Transição, Cidadania/Solidariedade e Poder Individual/Comunitário. Os alunos deverão escolher um tema que lhes interesse particularmente, ou seja, uma situação que os preocupe ou iniciativa que queiram divulgar baseando-se nas suas aptidões/dons e na sua experiência pessoal (p.e.: barreiras arquitectónicas por próprio/familiar deficiente, divulgação da arte como forma de expressão se pratica “ballet”, ensino de técnicas de sobrevivência se escuteiro/guia, divulgação de iniciativa de solidariedade se próprio/familiar voluntário, etc.) e, na aula que lhe corresponda, explicar o seu ponto de vista e propor uma estratégia para a sua resolução. Após isso, como um grupo (que inclua e não seja “liderado por” o professor), deverão estabelecer um plano de acção que será levado a cabo por todos numa aula prática na escola ou fora dela. O colocar em prática os seus planos, a interacção com a comunidade (escolar ou não) e a, divulgação das suas iniciativas (na escola, a nível local, nacional ou mesmo internacional - aproveitando o uso da internet, incluindo as redes sociais), leva-os, não só a conhecer e a respeitar pontos de vista diferentes, mas também a compreenderem que cada um detém o poder da mudança positiva em si. 

Apenas sentindo-se cidadãos, os adolescentes poderão vir a ser mais interventivos na sociedade.

Sónia Da Veiga