domingo, 27 de fevereiro de 2011

A guerra das culturas transgénicas

A promiscuidade entre os políticos e as grandes empresas que detém o poder económico, perante a cegueira e a ignorância das populações, são a principal causa dos grandes males da nossa sociedade.

No documentário que se segue, de 2004, fica bem esclarecida esta questão no que respeita às grandes multinacionais da biotecnologia e os organismos geneticamente modificados (OGM ou transgénicos.) Neste filme, entende-se o jogo sujo que jogam as empresas de biotecnologia, nomeadamente a dominante do mercado - a Monsanto, considerada a empresa menos ética do mundo - e como os políticos e cientistas permitem que todos sejamos as suas cobaias, ao autorizar o seu cultivo e comercialização sem testes independentes e capazes que esclareçam o seu efeito da saúde.

Mas não é só para a saúde que os OGM podem ser nefastos. Mais evidente ainda tem sido a sua contribuição para a redução drástica da biodiversidade, para o empobrecimento dos agricultores e do solo, e ainda para a perigosa dependência de todos das sementes "patenteadas" por essas empresas monstruosas, por detrás das quais estão homens sem rosto que me parecem tão ou mais perigosos que os ditadores  e manipuladores políticos de todo o mundo. Ou será que são eles que estão por trás?


Uma das frases do final do documentário é esta: "De que vale o princípio da precaução perante os interesses económicos das multinacionais?" Pois se para eles não vale nada, para nós vale muito.

Por isso, esperemos que Portugal e o mundo se informe melhor sobre os transgénicos, já que estamos tão mal informados, e mais uma vez apelo a que estejam atentos e não permitam que matem a biodiversidade e destruam as sementes naturais, conforme se prepara a Comissão Europeia para fazer. Veja na Plataforma Transgénicos Fora algumas maneiras de lutar contra este estado de coisas.

8 comentários:

  1. Manuela,
    Excelente trabalho de divulgação e denúncia
    (recomendam-se os links a quem venha ler)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, Rogério. É uma denúncia que só traduz uma pequena parte da revolta que vou sentindo por saber que todos somos meros joguetes nas mão das poderosas multinacionais, das quais o poder político, na sua generalidade, é lacaio.

    ResponderEliminar
  3. Aconselho vivamente a verem o documentário.

    E já agora, e a propósito, coloquei ali ao lado o "teaser" do próximo filme de "The Story of Stuff", chamado " A História dos Cidadãos Unidos", que sairá dia 1 de Março (provavelmente ainda sem tradução), mas que logo que possa aqui colocarei: a guerra dos cidadãos contra as grandes corporações, como esta Monsanto e muitas outras. Estou com grandes expectativas :)

    ResponderEliminar
  4. Cada vez que sei mais sobre este assunto mais me apercebo que está situação cada vez menos depende dos consumidores, mesmo na Europa que não aceitou os transgénicos, começa agora a aumentar os cultivos, pois as pessoas nem sabem se estão ou não a consumir.
    A maioria dos agricultores querem é lucros, não se importam com mais nada e a Monsanto aproveita para espalhar as suas ervas daninhas, super resistentes.
    Mesmo que se provasse que o Transgénico não apresenta-se danos no consumo e no meio ambiente, como é possivel que a Monsanto controle 50% do mercado e 10 empresas controlem 90%? Só num mundo de loucos, isto já nem é capitalismo que se baseia na concorrência, este regime é a Oligarquia.

    ResponderEliminar
  5. Olá Carlos

    Não sabemos os malefícios dos transgénicos para a saúde, porque não foram feitos estudos, mas desconfiamos.

    Quanto ao meio ambiente, as coisas já são mais óbvias: na maioria dos casos, e falo sobretudo dos transgénicos da Monsanto (milho, soja e colza) feitos à medida do Roundup da Monsanto, o esquema é

    - pulverizar as culturas com doses brutais de pesticida Roundaup (glifosato), que mata tudo à volta, acabando com uma imensa variedade de espécies que têm ou deviam ter o seu lugar na natureza. Matam o solo, que só dá mais uns anos à custa dos fertilizantes, que devem ser de quem? provavelmente da Monsanto.

    E para onde vai o glifosato? para as plantas que os animais comem, que os humanos come, para a terra, para os lençois de água, que as plantas, pessoas e animais absorvem e bebem.

    Oligarquia? Sem dúvida, se lá dentro couber a ditadura!

    ResponderEliminar
  6. O perito da UE no que toca aos OGMs, diz que : "Quem controla esse mercado, torna-se senhor do mundo e o Bill Gates não passará de um pequeno irmão financeiro em comparação".
    Mas o Bill Gates já se passou para o lado deles, tanto em acções, como no banco de sementes que a Monsanto possui e que fica num bunker em lugar indefenido.
    "Existem muitos cientistas que agirão com desleixo" Porque será?

    Já vi muitos documentários (e este é um deles) que falam sobre as possíveis más consequências dos OGMs na alimentação dos animais, e normalmente são estudos que têm muito curta duração, imagino então, que resultados se teriam se durassem pelo menos 1 ano.

    Testes de 1 mês em ratos traduzem más consequências dos OGMs. 1 mês? Só?

    Encontra-se polen de OGMs a 1000 m de altitude, enquanto que a margem de segurança entre plantações é só de 15 metros???

    A empresa Monsanto é que põe o agricultor em tribunal e não o agricultor por ter o seu campo contaminado e o seu trabalho de dezenas de anos ter sido em vão??? E a Monsanto é que ganha???

    Acordemos então do sono profundo,estamos numa completa ditadura, e as cobaias nos testes ás consequências na saúde, estamos a ser TODOS NÓS!

    É um mundo cada vez mais desumano tipo "salve-se quem puder" e contra natura literalmente.

    Não sei se aguento continuar sã, com tanta desta consciência...

    ResponderEliminar
  7. Há muito tempo que acho, que esta batalha tem que ser



























































































































    E penso que um dos problemas, dos países "des"envolvidos, é exactamente como diz a palavra...não envolvidos.
    E por isso imaginam-se a viver em democracia, porque ditadura para eles, é a imagem "tipo" que lhes passam na televisão.

    ResponderEliminar
  8. Ana Teresa

    Concordo com o que diz.

    Isto é um verdadeiro assalto, como diz Vandana Shiva: "os Estados subsidiam as grandes empresas como a Monsanto com os nossos impostos, que nos impingem os seus produtos pela a goela abaixo".

    Em breve coloco aqui uns vídeos dela, está difícil é arranjar legendados.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.