domingo, 17 de julho de 2011

Permacultura - cultura permanente

Ilustração de Nelson Avelar
A permacultura é uma filosofia de vida, uma "cultura permanente" que abrange tantas áreas da vivência humana quantas são necessárias à sua sobrevivência e felicidade.

O texto abaixo é parte da introdução de Nelson Avelar, na sua página dedicada à Permacultura. O vídeo a seguir é uma reportagem sobre  o IPEP (Instituto de Permacultura e Ecovilas dos Pampas) no Brasil.  João Rockett, do IPEP, define a Permacultura como "um sistema interdisciplinar para criar comunidades humanas sustentáveis".

A agricultura natural e sustentável é uma das componentes mais visíveis da permacultura, mas não é a única. O espírito de comunidade, entreaajuda e partilha, o planeamento, a construção sustentável, a gestão da água, a minimização da energia e as energias renováveis, são outras das vertentes essenciais deste modo de vida em harmonia com a natureza e com os outros. Precisamente o oposto do caminho que a actual civilização tem seguido. Há que inverter o rumo!

"PORQUÊ E COMO (por Nelson Avelar)

Como ecologista/ambientalista defendo o ambiente com todas as minhas forças e convicções. Este planeta Terra em que vivemos, uma pequena esfera numa infinita imensidão de espaço e tempo, tem vindo a ser progressivamente agredido pelas forças do chamado "progresso" da humanidade.

A destruição dos ecossistemas e de nós próprios está em curso rápido. Segundo a comunidade científica a vida na Terra já se extinguiu quase por completo por 5 vezes desde a sua existência sendo a extinção dos Dinossauros uma das mais conhecidas devido à queda de um meteorito que provocou alterações drásticas das condições climatéricas da altura. Actualmente vamos a caminho da 6ª extinção mas desta vez a causa é o próprio homem.

Apercebo-me do quanto sou responsável pela actual situação em que nos encontramos.

Na procura de uma melhor compreensão e resolução para estas inquietações, descobri os sistemas de Permacultura. A clareza das ideias e métodos, valores éticos e morais, a não existência de pensamentos e atitudes rígidas, dogmáticas e extremistas enquadrou-me logo de imediato nesta linha de pensamento, planeamento e acção.

A Permacultura é um sistema cujos métodos permitem combinar harmoniosamente as peças do puzzle de forma a que a imagem de vida do ser humano na terra se torne mais justa, sustentável e equilibrada. É uma linguagem coerente, aberta, simples, óbvia, positiva, construtiva, eficaz e universal pois é adaptável não se negando outras abordagens existentes ou excluindo quaisquer temáticas. Tenta-se sim observá-las, compreende-las, melhora-las e integra-las harmoniosamente."


4 comentários:

  1. São exemplos destes que dão motivação e, consequentemente, força a quem preza a Natureza e a vida sã.
    Um abraço, Manuela.

    ResponderEliminar
  2. É por aqui o caminho.
    Mas meter isso na cabeça da generalidade das pessoas é que é o "diabo" !

    ResponderEliminar
  3. Sem duvida, que é por aqui que a mudança começa, pois quem consegue de facto apreender isto, com certeza que todos os outros maus factores, irão ser reduzidos.

    Mas até perceberem...

    ResponderEliminar
  4. Maria, Eduardo e Ana Teresa

    É como dizem, são exemplos assim que apontam o caminho. E se não ouvirem as palavras para a mudança, talvez o exemplo ajude a "ouvir" melhor :)

    Muito obrigada pela visita, e um abraço!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.