domingo, 4 de dezembro de 2011

Para além do petróleo - "A Crude Awakwening"


O documentário "A Crude Awakening - The Oil Crash", produzido e realizado pelos jornalistas/realizadores europeus Basil Gelpke and Ray McCormack, é já de 2006. O extracto da sinopse que se segue (tradução) foi obtido em http://www.oilcrashmovie.com/

"SINOPSE

É realmente o dinheiro que faz girar o mundo? Se fosse assim tão simples. O petróleo lubrifica a nossa economia global.
Prova? 98% do transporte do mundo está directamente dependente do petróleo. Apenas duas analogias para ilustrar o valor do petróleo:
- Um único barril contém a energia equivalente a doze homens a trabalhar durante um ano inteiro: devemos a nossa riqueza à oferta abundante de energia barata.
- Por cada caloria de alimento produzida numa fazenda nos EUA são gastas 10 caloria: nós literalmente comemos petróleo.
Como a procura continua a crescer, há cada vez menos petróleo novo á ser descoberto.
Atingimos ou estamos prestes a atingir o pico na produção mundial.
E se o preço do petróleo - ainda inferior ao da água engarrafada – foi muito baixo dada a sua disponibilidade limitada e suas qualidades únicas?
E se o preço do petróleo duplica num instante por causa de furacões e ataques terroristas? E se a guerra for a única maneira de garantir os restantes campos de extracção?
O que significa para todos nós, para as nossas economias, os nossos países, a nossa civilização?
Está o céu realmente a cair - ou trata-se de falso alarme?
Cada vez mais geólogos, políticos e especialistas na indústria do petróleo estão preocupados porque o pico na produção de petróleo vai acontecer nesta década. Alguns acreditam que está a acontecer agora."

19 comentários:

  1. A minha esperança é que o pico de produção de petróleo coincida, também, com o pico de estupidez humana e ganância que nos criaram e alimentaram esta dependência petrolífera.

    Pode ser que a sua anunciada escassez estimule, finalmente e de forma sustentada, a capacidade e o engenho humano de se reinventar e de criar condições de exploração de energias alternativas não poluentes e capazes de nos devolverem a harmonia e o equilibrio que o petróleos nos tem tirado.

    ResponderEliminar
  2. Olá Nela, a coisa já não vai lá. A engenharia social está demasiado desenvolvida e as instituições como o Estado e a Família estão em desaparecimento acelerado.
    Quanto ao pico do petróleo, eu tinha aqui deixado há tempos uma reportagem, de 11o min. de um insider da CIA ,que revelou que o pico foi nos anos 70 e mostrou porquê, mas revelam apenas agora, porque está já instituída e cimentada a NOM, e para todos um novo sol irá sorrir, um sol de luz "verde".
    Estamos de volta à Idade Média e ao neo feudalismo, à sociedade dividida em castas

    Se quiseres o tal Awakening, poderás ver aqui. Vou dar-te o link

    http://www.syti.net/ES/Topics.html

    Recomendo o artigo, ou melhor o documento "Armas Silenciosas Para Guerras Tranquilas" e também "Los proyectos y planes de los Amos del Mundo", que embora ninguém esteja formatado para acreditar, é ler e ver o êxito e a rapidez, com que estes objectivos foram e estão a ser implementados.
    O dinheiro vai acabar... estamos em transição, será tudo e apenas virtual e se nos portarmos mal, apenas cancelam o cartãozinho que nos dá acesso aos bens de sobrevivência.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Eduardo

    Plenamente de acordo, apenas acrescento que para além de energias alternativas é urgente diminuir os consumos energéticos, viver de forma mais simples e aumentar a eficiência energética.

    Quanto ao pico da estupidez, não tenho dados que apontem que já tenha sido atingido...

    ResponderEliminar
  4. Olá Fada

    Pois, és capaz de ter razão, a coisa já não vai lá.

    Por isso,agora que o blogue está a chegar aos 1000 dias, está mais que na hora de ponderar, pensar e decidir de uma vez parar de gastar o meu pouco tempo disponível a pregar aos peixes que é possível mudar.

    Continuo a mudar eu e a tentar ser a mudança que quero ver, e outros que continuem a pregar a necessidade de mudança, ou então, a pregar que nada vale a pena. Estou cansada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. É só com a revolução das massas que isto lá iria e essa revolução, teria de ser geral e a nível mundial.

    1º fazer greve de consumo
    2º fazer greve de TV e de alienação geral
    3º Greve mundial ao trabalho
    4º mobilização mundial das massas não pacífica. Sendo pacífica não tem consequências.
    A mudança só viria dessas quatro premissas.

    Quanto ao consumir menos, penso que é impossível fazer esse apelo, a quem como nós e que está a tornar-se na maioria, estão no limiar da pobreza e até para se alimentar se vê com muitas dificuldades.

    Não é possível mudarmos as coisas mudando-nos a nós próprios. O erro não está própriamente em nós, a não ser relativamente à ignorancia do que alguns querem fazer à maioria, por se acharem uma raça superior. Mas que se está já a sentir na pele, está.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Extraído do doc. que deixei no link, "armas silenciosas para guerras tranquilas":

    TOP SECRET
    Silent weapons for quiet wars
    Armas silenciosas para guerras tranquilas
    Energia

    La energía es reconocida como la clave de todas las actividades sobre tierra. Las ciencias naturales son el estudio de las fuentes y de control de la energía natural, y las ciencias sociales, expresadas teóricamente a través de la economía, son el estudio de las fuentes y control de la energía social. Ambos son sistemas compatibles: las matemáticas. En consecuencia, las matemáticas son la primera ciencia de la energía.

    Toda ciencia es esencialmente un medio hacia un objetivo. El medio (estrategia) es el conocimiento. El objetivo es el control. Mas allá de ello, queda pendiente una sola pregunta: ¿Quién será el beneficiario?

    En 1954, ese fue el tema de preocupación principal. Si bien fueron relevadas cuestiones morales, desde el punto de visto de la ley de la selección natural, fue admitido que una nación o que una población mundial quien no utilizaría su inteligencia no sería mejor que animales que no tienen inteligencia. Tales personas son animales domesticados por elección (de ellos mismos) y consentimiento.

    En consecuencia, en el interés del futuro orden mundial, de su paz y de su tranquilidad, fue decidido de llevar a cabo una guerra tranquila contra el publico americano con un ultimo objetivo de desplazar la energía social y natural (riqueza) de la masa indisciplinada e irresponsable hacia las manos de algunos suertudos autodisciplinados y responsables.

    Afín de lograr este objetivo, fue necesario crear, proteger y de utilizar nuevas armas que, como el futuro lo dirá, eran un tipo de armas tan sutiles y sofisticados en su principio de funcionamiento y su apariencia publica que obtuvieron el apelativo de "armas silenciosas".

    En conclusión, el objetivo de la investigación económica, tal como es llevada a cabo por los dirigentes del capital (bancos) y de las industrias de bienes y servicios, es el establecimiento de una economía totalmente previsible, predecible y manipulable.

    fín de alcanzar hacia una economía totalmente predecible, los elementos de las clases inferiores de la sociedad deben ser llevadas a un control total, es decir ser puestas a la calle, sometidas al yugo, y asignadas a un deber social de largo plazo desde una edad temprana, antes de que tengan una oportunidad de hacerse preguntas o cuestionamientos sobre la propiedad de la materia. Para llegar a tal conformidad, la célula familiar de las clases inferiores deben ser desintegradas por medio de un proceso de aumentación de preocupaciones por parte de los padres.

    La calidad de la educación dada a las clases inferiores debe ser de la más pobre, de manera que la brecha de la ignorancia que aísla las clases inferiores de las clases superiores sea y permanezca incomprensible para las clases inferiores. Con tal discapacidad, mismos los mejores elementos de las clases inferiores tienen poca esperanza de extirparse del lote que les ha sido asignado en la vida. Esta forma de esclavitud es esencial para mantener un cierto nivel de orden social, paz y de tranquilidad para las clases superiores dirigencial.

    ResponderEliminar
  7. eheheheh A Fada às vezes também delira... ihihih "Quanto ao consumir menos, penso que é impossível fazer esse apelo, a quem como nós e que está a tornar-se na maioria, estão no limiar da pobreza e até para se alimentar se vê com muitas dificuldades."... espera só Fadinha pelos números das vendas de NATAL cá em Portugal... O Banco Alimentar Contra a Fome serve para isto e muito mais!

    ResponderEliminar
  8. Olá Manuela!
    "Quanto ao pico da estupidez, não tenho dados que apontem que já tenha sido atingido...", tenho receio de facto, apesar das evidências, que ainda não estejamos nesse pico.

    Sim, mudamos nós e viveremos melhor e mais saudáveis com menos.
    Mas mesmo assim, andam a "trabalhar" para que nem isso possa acontecer, querem-nos amarrados de qualquer maneira ao sistema, de maneira que qualquer dia, nem o sistema de trocas possa ser legal.
    O pessoal tem mesmo que "abrir a pestana" e começar a procurar informação em outras fontes que não a televisão e afins, com as suas notícias falaciosas e incompletas. E reagir...(se calhar lá estou eu a divagar)
    Fada, apesar de tudo, estamos no limiar é da pobreza de espírito e assim não se chega mesmo a lado nenhum (de um modo geral).
    Então não é que a grande maioria quer que situações se alterem sem mudarem elas mesmas de paradigma?
    É preciso que comecem a perceber que vai ser impossível, sem elas participarem de facto na mudança de muitos hábitos.
    Nisto, todos têm que fazer parte, ou então...não reclamem.
    Enquanto as energias e tudo que é alternativo a este sistema continuarem a ser decididas pelos mesmos, não há volta.
    Este sistema tem que ser alterado de raiz.
    Mas isto, penso que os habitues deste blog já sabem.

    ResponderEliminar
  9. E penso tb que as soluções alternativas alcançadas através da capacidade e do engenho humano, já existem aos magotes.
    Não dáo é jeito nenhum para os detentores de capital que nos querem sempre amarrados e controlados.
    Basta pesquisar para perceber.

    Os tempos actuais necessitam de muita imaginação para escaparmos a isto.

    Enfim...

    Não desistas Manuela, és muito necessária aqui...

    Looongooo abraço :)

    ResponderEliminar
  10. aNatureza,
    Há pessoas que não precisam de se mudar a si próprias, como o caso da Manuela, pois tem já os atributos necessários e muiiiitas serão assim

    Agora o que eu não sabia era que as "ideologias" de Hegel do "espírito puro" e da "consciência" tinham "ressuscitado"! Marx e Engls em dois volumes arrasaram tais "ideologias", que induziam à inércia
    Sendo assim, serão as palavras deles que irei transcrever para responder.

    "A Revolução só é empíricamente possível como uma acção rápida e simultânea dos povos dominantes, o que pressupõe o envolvimento das forças trabalhadoras mundiais.
    Para nós a Revolução não é um estadoimplantado nem um ideal a que a realidade deva obedecer.
    Chamamos Revolução ao movimento REAL que acaba com o actual estado de coisas. As condições deste movimento resultam das premissas actualmente existentes(...)
    Os indivíduos partiram sempre de si mesmos, não certamente do indivíduo "puro" no sentido dos ideólogos, mas de si mesmo no âmbito das suas condições materiais, das suas relações sociais e das suas relações históricas dadas(...)

    Para saberes mais, aconselho o "Idelogia Alemã" de Marx e Engels.

    Quanto à "pobreza de espírito" não me revejo em "tal estado ideológico"...

    ResponderEliminar
  11. Fada,
    a pobreza de espírito que me referia com certeza que não será para quem consulta estes blogs.
    Pobreza de espírito é o que acontece a uma sociedade em que o importante é ter em vez de ser, que é o "pão nosso de cada dia".
    Se calhar, entendeste-me mal.
    Tb não acho a pobreza de espírito um estado ideológico, e sim o resultado de uma "lavagem cerebral" constante a que as pessoas estão sujeitas.
    A consciência dos nossos actos, nada tem a ver com ideologias e sim com esta realidade: acção/causa/efeito e é esta consciência que eu acho que se anda a perder, porque as pessoas não têm exactamente conhecimento de algumas consequências das suas acções, porque tudo está feito para isso mesmo, é-lhes ocultado para bem do sistema vigente.
    E não percebo como é que a consciência induz á inércia. O que induz á inércia é exactamente a falta dela, pois se achamos que está tudo mal, mas não sabemos o porquê, não haverá acção no sentido de mudar o que está mal, a começar por nós mesmos.

    Enfim, muito se fala e escreve sobre teorias, ideologias.
    Eu acho que não me encontro em nenhuma delas.

    Consciência, é tudo o que precisamos para agir e construir um caminho melhor, mesmo que tudo á volta indique que não será possível. Pois como se sabe, parte de cada um e torna-se força conforme se vão juntando e derrubando o que está mal.

    Enfim, este pensamento até pode ser chamado de utopia, mas como diz o Galeano ou o amigo, ela serve para nós caminharmos e acrescento eu, com acção.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Não, não entendi mal... aNatureza. É precisamente quem não consulta estes blogues que anda a trabalhar como escravos, para chegar a casa desgastados e ainda ter de tratar da família e das lides caseiras. São esses os menos priveligiados do sistema. A "pobreza de espírito" é imposta às classes maioritárias e menos priveligiadas e por isso não as podemos condenar.
    A consciencialização é impossível mas como eu tinha dito antes, o "sentir na pele" será uma das premissas para a acção e a acção necessária é uma Revolução real. Claro que a pobreza de espírito não é um estado ideológico... e por isso foi entre aspas...mas há quem desenvolva teorias do arco da velha a propósito disso(o livro "O Segredo" é um exemplo flagrante e foi baseado nas ideologias de Hegel, à mistura com outras coisas que não lembram ao diabo!!! ou seja, lavagem cerebral ao pior nível) mas não considero que as pessoas sejam ignorantes porque o queiram ser. Depois para agir, ou reagir não é preciso conhecimento, basta sentir as injustiças... por exemplo; enquanto uns, muito poucos, fazem uma tour espacial que custa milhões, outros não têm dinheiro para levar o filho ao médico, ou até passam fome. O que conduz à inércia são exactamente as teorias da "consciencilização" para quem sabemos que as não podem ter. É o mesmo que estarmos a atacar as vítimas, para nos colocarmos ao lado dos vilões.
    É isso que me dói e para teres uma ideia se também és ou não vítima, pergunto: Aprendeste Karl Marx, ou Engels, ou Tolstoi, ou tantos outros na escola? não? e porquê?
    Por isso e para perceberes a dinâmica da sociedade, acção reacção, tens de entender muitos, senão dezenas de factores aí implicados. Como é muito complicado, aconselho a leres mesmo Marx e Engels, pois explicado por eles torna-se simples, ou então, como estou a pensar colocar textos deles aqui, de vez em quando, passa por lá se quiseres, serás muito bem vinda. Afinal não devemos atacar quem é já uma vítima do sistema.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Fada, Voz e aNaTureza

    Obrigada pelos vossos comentários e peço muita desculpa por não entrar na discussão, mas de facto ultimamente o tempo para andar a navegar na net é muito curto.

    aNaTureza, claro que não desisto. Por aqui ou no meu meio "real", hei-de continuar :-) Mas uma coisa é certa:
    Se for a a avaliar os visitantes do blogue pelos comentários que aqui aparecem, concluo que não fará grande diferença este blogue continuar ou não, porque a maioria são bem melhor informados do que eu.
    No entanto, este blogue tem tido uma média de 300 a 400 visitas por dia, mas apenas 5 ou 6 pessoas comentam, por isso, não sei mesmo se vale ou se não vale a pena.

    Sei é que com tanta coisa a fazer para além do trabalho no emprego, cada vez tenho menos disponibilidade para preparar "posts" e para dialogar nos comentários.

    Beijnhos

    ResponderEliminar
  14. Manuela,
    se tens estas visitas todas por dia, isto equivale a muito mais pessoas abrangidas pelo que aqui postas.
    Quer pela qualidade, quer pelos assuntos, enfim, por tudo, o teu blog destaca-se e penso que não estarei errada ao afirmar isto.
    Quanto ao resto, só mesmo tu própria poderás decidir, pois de facto, imagino o tempo que é preciso.
    Terei (como é claro) muita pena se não puder contar com esta ferramenta de difusão de informação tão importante. Eu a partir daqui, envio para muita gente e com certeza que essas pessoas que por cá passam (mesmo que não comentem) ficam com óptima informação e se calhar tb a difundem.

    Poderias diminuir periodicidade dos posts, porque o que tens feito por aqui "é obra"...que tal 1 vez por semana?


    Fada,
    a tal "pobreza de espírito" de que falo, vem principalmente das pessoas que têm dinheiro e daquelas que podendo, não querem mesmo saber por serem tão egoístas, pois a "pimenta não lhes chegou ao nariz".
    Não daquelas que mencionas, essas são mesmo vítimas.

    Claro que sei do que falas quando dizes "o sentir na pele será uma das premissas para a acção e a acção necessária é uma Revolução real", mas o conhecimento ou consciência do mecanismo que está mais por detrás e que as leva a "sentir na pele", é bastante necessário, exactamente para que as pessoas percebam o quanto manipuladas são por estas lavagens cerebrais feitas desde a mais tenra idade, e assim terem a consciência que elas próprias são ferramentas deste sistema e que o ajudam a perpetuar-se.

    Desculpa-me, Fada, se não me faço entender, é que transformar o que apreendo e sinto em palavras, não é o meu melhor dom.
    Diria que sou bastante perspicaz e assertiva quando uso o tal do 6º sentido ou intuição (em conjunto com a informação e conhecimento que procuro) e não me dou nada mal com esta via, mas depois parece-me que não consigo transmitir muito bem o que falo. E aí "está o caldo entornado", ehehehe!

    Obrigada pelo convite, vou seguir o teu blog, é claro...

    beijinhos para as duas manas

    ResponderEliminar
  15. Fica aqui a transcrição de um comentário que veio por e-mail:

    "Olá Manuela,

    Não consigo comentar no teu blogue. Fica uma janela a saltar e a saltar por isso vai por e-mail (não precisas de responder)

    Eu acho que te enganas na avaliação.

    Tenho aprendido imenso com o teu blogue e tu sabes que eu sou uma pessoa que se interessa por estas matérias há já muito tempo. Há sempre informação que passa ao lado e que eu encontro aqui. Imagino que a "maioria bem informada" partilhe dos meus pensamentos.

    O número de visitas é mais importante do que o número de comentários.

    Repara, esta é a primeira vez que comento.

    Compreendo a falta de tempo, o cansaço (o qual infelizmente partilho) mas, em português bem Português: tenho pena.

    "Sustentabilidade é Acção"... e, acrescentaria, "Consciência" porque talvez a ignorância seja a causa de todos os males.

    Muitos beijinhos,

    Patricia Strecht

    ResponderEliminar
  16. Ana Teresa e Patrícia

    Muito obrigada pelas palavras de ânimo! Pode ser que de facto seja mais importante o número de visitas do que os comentários. Mas quanto aos comentários, se há poucos a culpa é toda minha, como é óbvio, e grande parte deve-se ao facto de eu muitas vezes não conseguir arranjar tempo para responder e estabelecer um diálogo.

    Vou reduzir o nº de posts, e enquanto isso, vou vendo como vai o "tempo".

    Mais uma vez, MUITO OBRIGADA :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Manuela,
    não te pre-ocupes com os comentários, pois o que é mesmo necessário são as "postagens" de grande qualidade e importância que aqui apresentas.
    Não é por não comentares (o que até não é o caso, embora aches que sim) que deixarão ou deixaremos de cá vir.

    Espero que com os argumentos de todos os que comentaram, tenham diminuído o "peso" da responsabilidade.

    Uma vez por semana, com ou sem comentários??? Sim???


    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  18. Ana Teresa

    Obrigada :=)

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  19. Download:
    http://docsprimus.blogspot.com/2012/03/crude-awakening-queda-do-petroleo-crude.html

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.