sexta-feira, 9 de março de 2012

Fukuoka - Legumes selvagens

Mais um extrato do livro "A Revolução de Uma Palha" (1975) de Masanobu Fukuoka,  precursor do conceito da permacultura, agora do capítulo "O que é a alimentação humana?":

"Há dias, uma pessoa da cadeia de televisão NHK veio cá pedir-me para falar do gosto da alimentação natural.
...
Além disso, lá em cima, no pomar de tangerinas, há diversos tipos de legumes a crescer por entre o trevo e as ervas daninhas. Nabos, bardana, pepinos e abóboras, amendoins, cenouras, crisântemos comestíveis, batatas, cebolas, folha de mostarda, couves, diversas variedades de feijão e muitos outros legumes e ervas crescem em conjunto. Foi abordada a questão de saber se se estes legumes, que crescem de maneira semi-livre, eram ou não mais saborosos do que os da horta, ou os dos campos fertilizados quimicamente. Comparámo-los; o gosto era completamente diferente e constatámos que os legumes "selvagens" tinham um sabor mais rico.

Expliquei ao repórter que quando os legumes crescem num campo preparado com fertilizante químico, é necessário fornecer azoto, potássio e fósforo, mas quando os legumes crescem com uma cobertura de solo natural, numa terra naturalmente rica em matéria orgânica, eles dispôe de uma alimentação mais equilibrada em substâncias nutritivas. Uma grande variedade de ervas significa que uma grande variedade de substâncias e micro-substâncias nutritivas essenciais estão à disposição dos legumes. As plantas que crescem num solo assim tão equilibrado têm um gosto mais subtil.

Ervas comestíveis e legumes selvagens, plantas que crescem na montanha ou na pradaria, têm um  elevado valor nutritivo e são também úteis como medicamentos. Alimentação e medicina não são duas coisas diferentes: são o verso e o reverso de um único corpo."


(Nota de 14/12/2013: livro disponível para download aqui)

3 comentários:

  1. Sem falar que os fertilizantes químicos mudam o PH do solo matando micro-organismos fundamental para o eco-sistema, tornando a terra esteril no longo prazo e contaminando cursos d'água e aquíferos.

    ResponderEliminar
  2. E a novidade nos Estados Unidos agora é sobre a carne moída com amônia:

    http://rcesar.net/2012/03/70-da-carne-moida-vendida-nos-estados-unidos-tem-pink-slime/

    ResponderEliminar
  3. Olá Roberto Cesar

    Lá nos EUA ainda é pior que na Europa, mas por cá, também há muito veneno na mesa.

    No post seguinte de ontem, está muito bem explicada a importância de um solo vivo e rico em matéria orgânica!

    Obrigada e uma boa semana

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.