domingo, 29 de abril de 2012

O hamster impossível - Por que as economias crescem?



«Por que as economias crescem?

Devemos fazer a simples pergunta, por que as economias crescem? E, por que as pessoas acham que será desastroso se elas pararem de crescer? As respostas podem ser também dadas de modo razoavelmente simples.


Para a maioria dos países em grande parte da história humana, ter mais coisas deu aos seres humanos uma vida mais confortável. Além disso, à medida que as populações têm crescido, assim cresceram as economias que os alojaram, alimentaram, vestiram e mantiveram.

No entanto, há muito que foi compreendido, nos cantos silenciosos da economia, bem como protestos mais sonantes de outras disciplinas, que o crescimento não pode e não precisa de continuar indefinidamente. Como John Stuart Mill disse em 1848, "o aumento da riqueza não é ilimitado: no final do caminho a que chamam o estado progressivo encontra-se o estado estacionário".

As razões para o crescimento não ser "ilimitado" também há muito são conhecidas. Mesmo que o leitor moderno dê os descontos face à época em que Mill escreveu, o seu significado permanece claro: "É só nos países atrasados ​​do mundo que o aumento de produção ainda é um objeto importante: nos países mais avançados, o que é economicamente necessário é uma melhor distribuição".»

Tradução de extrato da publicação do Schumacher College (2010) "Growth isn’t possible - Why we need a new economic direction", de Andrew Simms, Victoria Johnson e Peter Chowla (disponível online em New Economics Foundation)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.