segunda-feira, 25 de junho de 2012

Nós e a água

5 comentários:

  1. Sobre desperdício de água... Sem nos darmos conta... Já fiz as contas aqui...
    E como se pode ver a ILUSÃO das certificações não passam disso mesmo... ILUSÕES...
    Objectivo é sempre o mesmo: LUCRO!!! Sustentabilidade (neste caso) é um MITO...

    voz a 0 db

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desperdiça-se muita água, mesmo, Voz
      Há tempos coloquei no facebook esta imagem que também deixei aqui no blogue há tempos. Apesar de partilhada por centenas de pessoas, alguns dos comentários que gerou (para além das brincadeiras referentes a cerveja)demonstram como tanta gente não quer saber e rejeita a realidade...

      Eliminar
  2. Olá Manuela,
    acho este video um bocadinho para o "manipulador". Parece que propositadamente não fala da produção de carne bovina e suína e outros animais de grande porte para consumo.

    Vou voltar a deixar aqui para alguém que não saiba (e claro, que tenha paciência para ler isto):


    A relação entre a pecuária e insustentabilidade ambiental se dá na medida em que a prática da pecuária demanda um consumo de recursos hídricos cerca de 5 vezes maior do que o necessário para se produzir a mesma quantidade cereais, de acordo com estudo realziado pela FAO.
    Segundo um relatório publicado em 2006 pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a pecuária é "uma das duas ou três maiores contribuintes para os mais graves problemas ambientais, em todos os níveis, do local ao global"[1], incluindo problemas de degradação do solo, mudanças climáticas e poluição do ar, poluição e esgotamento da água e perda de biodiversidade.

    A ingestão de água é fundamental para a produção leiteira, visto que, para cada litro de leite produzido, uma vaca necessita ingerir aproximadamente
    3 a 5 litros de água.
    Cerca de 60 litros de água/dia

    Em clima temperado, a produção de um quilograma de alimento, implica consumo de grande volume de água, em torno de 10.000 l/kg de leite e de 20.000 a 50.000 l/kg de carne, incluindo a água necessária à produção das pastagens e alimentos concentrados utilizados pelos bovinos para essa produção. Em clima tropical, esse consumo pode dobrar.

    Desta forma, o consumo médio diário de água deste abatedouro hipotético, de porte médio, seria equivalente ao de uma população de cerca de 5.300 habitantes. (água gasta em 500 abates é igual ao consumo diário de 5.300 pessoas).

    Caso o sangue de um único bovino fosse descartado diretamente na rede, o acréscimo de DQO no efluente seria equivalente ao do esgoto total
    produzido por cerca de 50 pessoas em um dia.

    A carga orgânica poluente diária, gerada por este abatedouro hipotético, seria equivalente àquela gerada por uma população de cerca de 27.800 habitantes, o que denota um impacto ambiental potencial significativo dos efluentes líquidos de um abatedouro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então aNaTureza... Que te deu?!?!?

      É evidente que todos nós sabemos perfeitamente que consumir CARNE FAZ MUITO BEM ao nosso organismo, independentemente do que uns quantos andem por aí a espalhar!

      E mesmo os que eventualmente tropecem em informação que aponte na direcção oposta... sempre podem fazer, e fazem, de conta que NÃO VIRAM

      De qualquer maneira este gasto de água para produção de CARNES E LEITES E DERIVADOS é imprescindível pois afinal de contas COMER CARNE E BEBER LEITE AJUDA A COMBATER A OSTEOPOROSE!

      Assim sendo, fazer ou tentar fazer alguém deixar de comer CARNE é LOUCURA

      De resto VIVER NA NOSSA "Bolha de Ilusão" é tão melhor...

      Assim sendo considero que o desperdício de água efectuado por esta indústria é de uma insanidade superior à minha!

      Bjs

      voz a 0 db
      (este comentário quase que roça o SPAM!!! eheheh)

      Eliminar
    2. Olá Ana Teresa

      A mim não pareceu manipulador, pareceu-me incompleto... deu-me a sensação que o vídeo não ficou acabado...
      Mas mesmo assim, acho que explica de uma forma fácil de entender o conceito de água virtual, que como disse ali ao Voz, parece ser muito difícil de entender.

      Muito obrigada pelo texto que deixou, que veio completar, e de que maneira, o que faltou no vídeo.

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.