terça-feira, 23 de outubro de 2012

Arquitetura de palha - Tertúlia na Campo Aberto (Porto)

«Arquitetura de palha 

Fotografia de Catarina Pinto -casa em fardos de palha, Alemanha (daqui)
O Quê?
Uma tertúlia sobre construção com fardos de palha, organizada pelo Grupo Energia e Clima da Campo Aberto 

Com quem?
O tema será apresentado pelo Arq. Vítor Varão, professor na ESAD - Escola Superior de Arte e Design, de Matosinhos, que tem vindo a trabalhar sobre este tema em Portugal e no estrangeiro.

Quando?
Quinta-feira, 15 de novembro, às 21:15.

Onde?
Na sede da Campo Aberto, rua Santa Catarina, 730-2.º andar, no Porto.

Como?
Inscrevendo-se (obrigatório mas gratuito) para o email: jcdcm@sapo.pt  indicando necessariamente  nome e telefone(s).

A Campo Aberto agradece donativos que os participantes queiram deixar à entrada da sessão (a título indicativo: 1 euro para sócios, 3 euros para não sócios).

Tema
Esta tertúlia abordará a construção com fardos de palha e outros materiais possíveis de utilizar na arquitetura sustentável, e cujas qualidades de climatização representam importantes potenciais economias de energia.

Desde há muitos anos que no Nebraska se iniciaram as construções com fardos de palha, 
recorrendo a vários processos. Esta tecnologia é cada vez mais utilizada dentro de um conceito de arquitetura sustentável, afirmando-se cada vez mais como uma construção qualificada e de grande valor estético, que traz mais valias tanto na eficiência térmica como acústica.

A construção com fardos de palha está pouco implementada em Portugal mas começa a dar os seus primeiros passos. Esta apresentação, numa abordagem de transmissão de conhecimento destes materiais, refere como se processa esse tipo de construção, as suas vantagens, o enquadramento desse material com outros materiais que se podem utilizar na arquitetura ecossustentável, bem como as várias maneiras de utilizar os fardos de palha, incluindo na autoconstrução.

Sendo um material com muitas qualificações técnicas, e surpreendendo a opinião vulgar, a sua utilização neste momento está a acontecer mais nos países frios e húmidos.»

Fonte: e-mail da Campo Aberto

2 comentários:

  1. Gostaria de saber data de próximo curso. Tema:legislação Portuguesa e enquadramento de casas de palha.
    Se fizerem curso domingo ou feriado ovóide certeza.
    Obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.