domingo, 2 de dezembro de 2012

"Paixão pela Horta" - Agradecimento

"Paixão pela Horta" é um excelente blogue de partilha de conhecimentos sobre a  atividade hortícola (http://paixaodahorta.blogspot.pt/). Dedicado muito especialmente a tomates e melões, mas a muito mais também, o seu autor, António Pires, ensina-nos, com as suas preciosas prática e paixão, muito sobre a horticultura. Desde a descrição de inúmeras variedades de tomates até à difícil tarefa de "capar" melões, o António  foi incansável nas fotografias e imagens que conosco partilhou e nos textos onde tudo ao pormenor nos ensina.

Infelizmente, por razões que desconheço, o António deixou de publicar no blogue. Espero que não tenha sido por razões de saúde, que a vida lhe sorria sempre com saúde e alegria, e que volte breve à sua paixão pela horta.

Entretanto, o Rui Esteves, amigo do António, enviou-me, a seu pedido, um envelope com sementes. Já sabia que se tratava de sementes, pois o Rui informou-me quando me pediu a morada.  Mas não podia imaginar a enorme diversidade que se encontrava no envelope: 31 variedades de sementes, de pelo menos 6 espécies diferentes - 12 variedades de tomate (maçã, gold dust, mariann's, burracker's favorite, black cherry, black aisberg, prudens purple, kumato, northern lights, hawaian pineappple, negro da crimeia e mennonite german gold), 6 de pimento (vermelho, laranja, amarelo, italiano, padrão e marconi golden), 5 de pepino (branco, comprido, largo, poona kaeera e satsuki madori), 5 de courgette (redonda, verde escuro, verde claro, amarela e bianca da Sicília), 2 de abóbora (branca e potimarron) e de 1 alface (russa)! Estou maravilhada, pois embora seja ainda uma principiante na horticultura, parece-me que estão ali incluídas variedades raras, pelo menos por cá!

Assim, aqui fica o meu enorme e sincero agradecimento ao António pelas sementes e biodiversidade com que me brindou. A biodiversidade tem um valor enorme, e a sua preservação, através do cultivo e da recolha de sementes, é uma grande responsabilidade! Por isso, vou tentar, dentro das minhas possibilidades, semear pelo menos metade das variedades no próximo ano e guardar bem acondicionadas a outra metade para o ano seguinte, pois acho que não conseguirei semear tudo numa época. Mas, quem sabe, apareça ajuda e até consiga semear tudo em 2013! É o mínimo  que posso fazer para retribuir a gentileza da dádiva de sementes do António, e também do Rui, que as fez cá chegar.

MUITO OBRIGADA!

6 comentários:

  1. Que linda prenda Manuela!!!

    beijinho para ti e bons cultivos

    ResponderEliminar
  2. Linda prenda sim, aNa Tureza :) Uma prenda de vida!
    Espero dar conta do recado, lá para Fevereiro terei de começar com algumas das sementeiras: tenho de fazer um plano :)

    Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  3. Olá Manuela, viva!

    Primeiro, as minhas desculpas por não ter comentado mais cedo!
    Em segundo, quero dizer que me sinto lisonjeado pela atenção e “propaganda” que faz sobre o blogue Paixão pela Horta.
    Agradeço a sua simpatia, no entanto, não havia necessidade desta publicação: simplesmente porque o mérito é todo do Rui Esteves!
    Eu apenas me limitei a fazer uma sugestão ao Rui – nada mais.
    Além disso, e pela descrição que faz das sementes, reparo que são na grande maioria de origem no Rui.
    Das que eu enviei para o Rui talvez só sejam (?) as espécies de tomate Marianna`s Peace, Black Cherry, Black Aisberg, Northern Lights e Hawaïan Pineapple. O pimento Marconni Golden e o Potimarron/Hokaïdo.
    Todas as outras são do cultivo do Rui. Como vê são mais sementes do Rui do que das “minhas”.
    Desde que comecei esta aventura – cultivar a horta = 2007 -, que tenho oferecido sementes a outros visitantes do blogue – primeiro na Horta d`Avó e agora o Paixão pela Horta.
    Fiz ao longo deste tempo várias ofertas de sementes, e sempre desinteressadamente e com prazer. Só me limitei a fazer um pedido a quem oferecia, ou seja: acusar a recepção das mesmas. Nada mais simples! Infelizmente, houve pessoas no passado que nem isso foram capazes, e eu, convencido que a culpa de não receber aviso era dos CTT. Protestei nos CTT pela suposta não entrega dos envelopes, que finalmente já haviam chegado à muito ao destino. Conclusão: Ofereci sementes. Não recebo aviso de recepção. Insurjo-me de indignação contra os inocentes CTTs. E finalmente quem fica mal por tentar “ser bonzinho” sou eu!
    Estou a relatar isto apenas para explicar o porquê da minha “frustração”, que demonstrei num artigo ou comentário que fiz em 2011, no blogue.
    Não sei se a Manuela chegou a ler (?); e assim fica a minha explicação, pois esse tal texto só foi dirigido a essas pessoas, e não a todos a quem ofereci sementes.

    « Infelizmente, por razões que desconheço, o António deixou de publicar no blogue. Espero que não tenha sido por razões de saúde, que a vida lhe sorria sempre com saúde e alegria, e que volte breve à sua paixão pela horta.»

    Agradeço os votos de simpatia e fé. Retribui-o duplamente com os mesmos votos! Quanto ao blogue é à horta, pois acho que não voltarei mais.
    O blogue sinto que está incompleto, já que por várias vezes havia prometido fazer um post sobre enxertos, infelizmente nunca me decidi a pô-la em prática; apesar de este ano ter enxertado alguns tomateiros. E mais artigos haviam interessantes como o não capar de todo tomateiros, ou a origem de “todas” as espécies hortícolas.
    Neste momento o sentimento é de abandono total, tanto pelo blogue como pelo cultivo na horta. Não estou com ideias de cultivar nada em 2013, e por razões que não quero explicar aqui “em directo”, não faço intenções de voltar (vivo rodeado de caluniadores e gente maldosa…E mais não quero dizer).
    Sem harmonia e paz de espírito, nenhuma paixão floresce e dá frutos!
    ---------------,,------------------,,--------------------,,--------------------
    Felicidades para si e para as suas culturas!
    Saudações,
    António

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António :)

      Vejo que não agradeci devidamente ao Rui Esteves, pois como ele me disse que o envio das sementes se deveu a um pedido do António, pensei que eram mesmo todas da sua horta. Já agradeci ao Rui pelo trabalho (e despesa) que teve no envio, ficam aqui também os agradecimentos pelas sementes, para além das do António, e que pelo que diz, não foram poucas!

      Por acaso não li essa publicação de que fala, logo não foi por isso que aqui publiquei o agradecimento, mas simplesmente porque fiquei mesmo agradecida!

      Outro dia li uma frase atribuída a Wayne Dyer "A maneira como os outros te tratam é o karma delas; a maneira como reages é o teu karma". Mesmo sem saber exatamente o que é o karma, a frase encaixou como uma luva na minha situação, pois estava revoltada perante uma contrariedade, e a verdade é que pensar por esse ponto de vista ajudou-me a ter mais um pouco de paz.

      Por isso, espero que os maldosos e caluniadores não lhe afetem, e que a harmonia e paz de espírito voltem logo.

      Obrigada por tudo, um abraço e muitas felicidades :)

      Eliminar
    2. Olá amigo Antonio,
      Vim aqui parar por ser amigo no Face da Manuela e pelas sementes por si oferecidas, não lhe venho pedir sementes, venho apenas agradecer pelos outros que não acusaram a recepção, não podemos perder a esperança que ainda existe gente boa neste mundo, peço-lhe que continue a sua obra que, pelos vistos a Manuela adora e só pode ser de enorme grandeza e conhecimento.
      Amigo esqueça quem não merece e continue, magoas para quê! volte a cultivar e a passar os seus conhecimentos, eu sou novo nisto e gostaria muito de aprender as suas técnicas, ouvi aqui falar de "capar" e outras coisas, passe o seu conhecimento e esqueça essas pessoas, este mundo "eu" precisa de pessoas como o amigo Antonio e Blogs como a Paixão pela Horta ou Sustentabilidade é Acção...
      Forte abraço
      Carlos Dantas

      Eliminar
  4. Olá, viva!

    Carlos Dantas, desculpe a minha frontalidade e falta de memória: você fala que já lhe ofereci sementes, mas eu não me lembro - podia-me refrescar a memória, por favor!

    Agradeço os seus agradecimentos em nome de outros mas, eu não me afastei do blogue por causa dessas ninharias (mas sim por questões pessoais e locais aqui da horta que, como é óbvio, não vou revelar).

    Saudações,
    António

    P.S. - Peço desculpa por só agora responder, e foi graças a uma amigo da net que passou aqui nesta página, e me alertou, caso contrário nunca responderia pois já havia esquecido este artigo.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.