quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Partilha de automóvel em Portugal

Viajar de transportes públicos é a opção mais sustentável quando se trata de distâncias consideráveis. Mas nem sempre é possível, e viajar só no automóvel além de caro (cada vez mais) é ambientalmente desaconselhável. 

Imagem obtida aqui
Recebi há duas semanas, por e-mail, a divulgação de uma plataforma na internet destinada à partilha de automóvel, a Amovens, que recentemente "chegou" a Portugal. Depois de uma pesquisa pela internet, encontrei o seguinte texto:

«Carpooling
O conceito de carpooling ou car-sharing é simples: partilhar o carro nas deslocações diárias ou pontuais com outros colegas e pessoas, i.e., ir ou dar “boleia” partilhando os custos.
Desta forma é possível partilhar os custos e mesmo a condução, poupando dinheiro, reduzindo o impacto ambiental ao reduzir o tráfego e as emissões poluentes.
A partilha da viatura aumenta também a convivência entre os colegas assim como reduz o stress de conduzir todos os dias.»

O texto é do site Eficiência Energética, onde pode saber muito mais sobre este modo de viajar (vale a pena ler o artigo todo).
Imagem obtida aqui

Encontrei também os seguintes sites portugueses destinados ao "carpooling":
Bem como mais alguns sites não portugueses mas que "operam" em Portugal (por exemplo, o Carpoolworld e o Roadsharing).

E ainda um blogue dedicado ao tema "Car Sharing Portugal". Segundo este blogue, a diferença entre os termos Carsharing e Carpooling é a seguinte:

"Car Sharing = utilização de um carro por curtos períodos de tempo, mediante o pagamento de acordo com um determinado tarifário.
 Car Pooling = quando várias pessoas se juntam para partilhar o mesmo carro num trajecto, i.e., de casa para o trabalho ou numa viagem."

Nunca utilizei nenhum destes sites ou sistemas de partilha de automóvel, por isso, se conhece e tem alguma opinião positiva ou negativa sobre o assunto, agradeço o seu comentário. Bem como os outros leitores, certamente.

4 comentários:

  1. Ola.

    Eu ja ouvi falar muito disso aqui em França porque o seu uso é encorajado no partido a que pertenço (EELV). Aqui chamam covoiturage. No entanto so fiz isso uma vez, porque também nao precisei de mais. Acho positivo na medida em que é bom para o meio ambiente e ja agora porque também convive-se. No entanto nao vejo diferença entre isto e a "boleia". E gostaria que houvesse mais em Portugal mas ha 2 motivos que me fazem ter uma opinião um pouco pessimista: o 1° é que ainda ha um pouco a visão de ter um carro como exemplo de grande estatuto social e 2° Os portugueses sao por natureza desconfiados para partilhar. Mas também é certo que ha cada vez mais uma mentalidade ecológica no pais.

    ResponderEliminar
  2. Nossa, fico feliz que a Amovens tenha chegado em Portugal. Utilizei algumas vezes aqui na Espanha já. O melhor é que você conhece gente super legal e consegue economizar nas suas viagens. Espero que a http://pt.amovens.com/pt tenha muito sucesso em Portugal.

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de adicionar um site que existe há já bastantes anos na Europa e que está em Portugal desde o ano passado: http://www.blablacar.pt

    Já usei em Espanha e em Portugal e adoro porque tem os perfis super completos, com foto e informação sobre os condutores.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,

    Obrigado pela referência ao nosso blogue, regularmente actualizado com notícias sobre car-sharing. http://carsharing.blogs.sapo.pt/.

    =)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.