segunda-feira, 17 de junho de 2013

A privatização dos lucros sobre a água



Extraído da intervenção de Paulo Morais no debate "A Corrupção na Origem da Crise" efectuado na "Associação 25 de Abril", em 6/12/2012, sobre a privatização da gestão das águas.

Depois da lei 35/2013 publicada no passado dia 11, que abre a porta à concessão da gestão da água 100% a privados, depois do historial de casos de privatização desastrosa da água, depois das lamentáveis e exorbitantes parcerias público-privadas, não sei como os portugueses não vêem o que tem acontecido e continua a acontecer com a corrupção e privatizações.

No programa Negócios da Semana do passado dia 12, em que José Gomes Ferreira convidou Paulo Morais, Vice-Presidente da Associação Transparência e Integridade, e Rui Cardoso, Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (http://youtu.be/JSI1T2N6f70), Paulo Morais disse: "Os políticos corruptos são em minoria, mas controlam a aplicação da maior parte dos recursos financeiros do Estado, e como foi possível os lobbies tomarem conta dos dinheiros que deviam ser de todos."

Apelo, mais uma vez, para a assinatura e divulgação  de:

Petição Privatização da Água a Referendo (tem quase 29 mil assinaturas mas que precisa de chegar aos 75.000 para propor o referendo: http://www.peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2011N11644)

Iniciativa Europeia de Cidadãos pelo Direito à Água (em Portugal tem cerca de 5 mil assinaturas mas precisa de 16.500 assinaturas : http://right2water.eu/

3 comentários:

  1. E o pessoal continua a dormir...

    Vi o kink que postaste (http://youtu.be/JSI1T2N6f70), tudo muito bem explicado.

    O que falta para diminuir a corrupção é mesmo a vontade política e quanto a isto e como a maioria continua a não se envolver, tamos feitos. Continuaremos todos a pagar os gigantes lucros sem riscos (os riscos são sempre nossos) das PPP já existentes e das próximas. Escravos nos querem e pelos vistos, escravos nos terão.

    Que desespero!

    Até ao dia que pagaremos pela água das chuvas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta vontade política e não só, há muito alheamento geral. Viste o nº de assinaturas da petição, ali ao lado direito, combate à corrupção? 1875... e desde 2010 que tem sido divulgada.

      Eliminar
  2. As maioria das pessoas para além de descrentes, são irresponsáveis.

    Puro hedonismo! Preferem estar iludidas e não quererem saber dos outros (é o safe~se quem puder, tal e qual ao poema de Bretch).

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.