segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O "Julgamento" de David Suzuki

Imagem obtida aqui
O cientista e ambientalista canadiano de origem japonesa David Suzuki, depois de 30 anos dedicados à natureza, resolveu acusar publicamente o governo canadiano, as empresas canadianas e mesmo os cidadãos canadianos, de crimes graves contra o país, contra o ambiente e contra o planeta.

Para dar visibilidade aos seus argumentos  e à discussão sobre o tema, no próximo dia 6 de novembro ocorrerá um debate em forma de "julgamento" que poderá ser visto em direto em http://trialofsuzuki.ca/#home, e em que todos os canadianos poderão votar como elementos do júri.

Parece-me uma excelente estratégia para chamar a atenção da população e de todos os "atores" para um tema tão preocupante e simultaneamente desprezado como é o perigoso caminho que a humanidade leva ao destruir o seu ambiente de suporte. 

Imagem obtida aqui
E nada mais lógico que isto aconteça no Canadá, um país com alguma tradição de consciência ambiental, mas que nos últimos anos tem cometido atrocidades ambientais completamente criminosas, como é o caso da extração de petróleo de areias betuminosas (vejam na imagem ao lado e no google maps no que transformam a paisagem, a floresta boreal, os ecossistemas).



«Imagine um tempo em que os nossos cientistas mais confiáveis ​​e respeitados são julgados num tribunal de justiça por se manifestarem contra as nossas práticas ambientais. O "Julgamento" apresenta os pontos de vista sobre as alterações climáticas de um cientista conhecido e controverso, e dá os seus apoiantes e aos que discordam dele, igual tempo para se desafiarem uns aos outros relativamente a ideias sobre o nosso ambiente em mudança, e sobre como a maneira como vivemos esses impactos.

O "Julgamento de David Suzuki" - um projeto de envolvimento público concebido e produzido por Laurie Brown, é apresentado por Cape Farewell, em parceria com Donnelly Law, e ROM Cultura Contemporânea, como parte do Carbono 14: Clima é Cultura.»

Fonte: http://www.rom.on.ca/en/activities-programs/events-calendar/the-trial-of-david-suzuki

Manifesto de David Suzuki: http://trialofsuzuki.ca/#manifesto


1 comentário:

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.