segunda-feira, 2 de junho de 2014

Contra o Fast Food: Slow Food e Fast Good

Em antítese ao Fast Food e ao estilo de vida acelerado, o movimento Slow Food (que foi já referido aqui), traz uma abordagem que nos induz a apreciar os alimentos e a dedicar-lhe o tempo que merece:  “O seu objectivo inicial era apoiar e defender a boa comida e o prazer gastronómico. Com o tempo esta iniciativa tem vindo a ser ampliada para abranger para abranger o conjunto da nossa qualidade de vida e, como consequência, a própria sobrevivência do planeta em que vivemos. O Slow Food acredita que a gastronomia está indissociavelmente ligada à política, à agricultura e ao ambiente entre outras coisas." (Fonte: Slow Movement Portugal). Um alimento considerado slow, é um alimento bom (sentido do paladar), limpo (para a saúde e para o ambiente) e justo (cadeia produtiva justa). 

Entretanto, uma outra abordagem também em reação ao "Fast Food":  Em Orleães, França, no vale do Rio Loire, um restaurante "Fast Good" prepara comida saudável, com alimentos biológicos, locais (a maioria da região de Loiret, os restantes nacionais), proveniente de pequenos produtores e através de circuitos curtos, o restaurante "Oh Terroir - version Fast Good". E onde entra aqui o fast? é que as refeições são pedidas num ecrã táctil, o serviço (self-service) é rápido, não é caro e dispõe também de take-away. Sempre opções de refeições vegetarianas.

Com um enfoque diferente do movimento "slow", mas com pontos em comum, o "fast good" é também uma excelente maneira de promover a economia local, de incentivar a agricultura biológica, e de contribuir para a saúde das pessoas, dos animais e do planeta. 

Um exemplo a replicar, e que em nada colide com o slow food (há tempo para ter tempo e há tempo para ter menos tempo).

Sejam refeições lentas ou rápidas, o que mais importa é que os alimentos sejam bons para as pessoas e para o ambiente!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.