terça-feira, 9 de setembro de 2014

Entendendo as ervas "daninhas"

A natureza é sábia, e se as ervas espontâneas a que chamamos "daninhas" aparecem onde não queremos, há uma razão para isso, como explica Geoff Lawton no vídeo abaixo. Para além de contribuírem para melhorar ou corrigir a textura e composição do solo, muitas delas têm utilidade direta para os seres humanos. Umas são comestíveis, muitas são medicinais, outras ainda são preciosas como  biopesticidas ou como fertilizantes na agricultura biológica (ex. urtiga , consolda ou confrei).
Claro que ninguém gosta que as ervas espontâneas "abafem" as suas culturas, especialmente se forem invasoras, mas podemos ir aprendendo a conhecê-las e tirar partido delas, e quem sabe até talvez um dia conseguiremos fazer como Masanobu Fukuoka, que semeava as suas culturas de arroz na época certa, de modo que o arroz já tinha tamanho suficiente quando as ervas haveriam de germinar (o que já não conseguiam), e assim não precisava de lutar com elas.


Entendendo as Ervas Daninhas from Masanobu Fukuoka on Vimeo.

Mais sobre plantas silvestres ou espontâneas:

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigada, Alexandre e Alana, e continuação do bom trabalho que têm feito no vosso blogue Estágio no Sítio dos Herdeiros
      Um abraço :)

      Eliminar
  2. Viva Manuela,
    Excelente partilha!
    Nós por aqui já vamos dando alguma importância às chamadas ervas "daninhas" (que afinal nada têm de daninhas!), mas esta é outra perspectiva bastante interessante e útil.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Faroleco

      De facto, algumas ervas são mesmo "danadas", mas vão deixando de o ser à medida que as entendemos. Muito obrigada pela visita, e continuação de bom trabalho no blogue Faroleco.
      Um abraço :)

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.