segunda-feira, 22 de junho de 2015

"Uma Horta em Casa" - apresentação do livro 28/6, Famalicão

"Uma Horta em Casa" é um excelente livro de Isabel de Maria Mourão e Miguel Maria Brito (edição Arteplural, abril 2015), que nos introduz ao cultivo de uma horta em modo biológico, ensinando, de uma forma clara e ricamente ilustrada, os princípios, os meios e os fins para conseguirmos cultivar alimentos em casa de forma saudável e imaginativa. A sinopse do livro explica o porquê de ter uma horta em casa e o que se pode aprender no livro:

«Cada vez mais, as hortas urbanas e comunitárias fazem parte da paisagem das cidades modernas; o passo seguinte, muito desejável e perfeitamente atingível, é trazer a horta… para dentro de casa. Ter uma pequena horta em casa - seja num terraço, numa varanda ou simplesmente à janela, fazendo um uso criativo do espaço disponível - contribui, numa pequena mas considerável escala, para combater as alterações climáticas; melhora substancialmente a qualidade da alimentação e ajuda a diminuir a despesa familiar; e faculta um ambiente saudável e divertido de convívio entre todos os membros da família. 

Descubra, ao longo destas páginas:

- As vantagens de ter uma horta em casa

- Que plantas pode cultivar (hortícolas, aromáticas ou medicinais ou flores comestíveis)

- Como funciona o ciclo de vida das diferentes plantas
- Quando, onde e com que utensílios as pode cultivar
- Como fazer cultivo biológico (da sementeira à compostagem e ao tratamento de pragas e doenças)
- Indicações específicas para o cultivo de mais de 50 plantas - da abóbora aos cogumelos, do alecrim ao tomilho, e da alegria-do-lar à verbena.»



Isabel de Maria Mourão, no engenheira agrónoma doutorada, é professora coordenadora na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, inclusive no mestrado em Agricultura Biológica. Miguel  Maria Brito é arquiteto paisagista e tem vindo a trabalhar em projetos de instalação de hortas de interior.

O livro, que já está à venda, e do qual pode ler algumas páginas aqui, vai ser apresentado pelos autores nas Hortas do Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, no dia 28 de junho 2015 às 18h00. A sessão contará também com a participação e exposição de artigos para facilitar a horta em casa:

 Hortas Growbed da Noocity
 Hortas Plantit
 Produtos Life in a Bag

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.