quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Algas comestíveis

Dos vídeos "Natureza Comestível" apresentados por Alexandra Azevedo, hoje ficam aqui dois sobre Algas marinhas, o segundo mais específico sobre a alga Nori. Falamos apenas de macroalgas marinhas, e não de microalgas, outro tema interessante a explorar na alimentação.

Note-se também que "A maior parte das algas comestíveis são marinhas e a maior parte das algas de água doce são tóxicas. Apesar disso, as algas marinhas podem conter ácidos que irritam o canal digestivo e/ou ter um efeito laxante" (Fonte: Wikipedia)

E pelo meio, um texto de enquadramento extraído do artigo "As Algas Marinhas e Respectivas Utilidades" do Doutor Leonel Pereira, especialista em Ficologia Marinha. Se se interessa pelo tema, veja aqui o texto completo.



«Algas marinhas na alimentação

Actualmente, a nossa sociedade vive uma enganadora abundância alimentar. Rodeia-nos a comida rápida, rica em calorias e gorduras insaturadas, e até  já nos habituámos à expressão da “comida de plástico” para a designar. As consequências de uma alimentação deste tipo são a carência de nutrientes essenciais, a obesidade e doenças relacionadas com ingestão excessiva de açúcares (diabetes) e de gorduras (arteriosclerose),  entre outras. 
Que papel têm as algas marinhas neste panorama? 
Representam exactamente o oposto: um alimento natural, silvestre e que nos fornece elevado valor nutritivo mas baixo em calorias. Pobres em gorduras, as algas marinhas possuem polissacarídeos que se comportam, na sua grande maioria, como fibras sem valor calórico. As algas são, por isso, 
a melhor forma de corrigir as carências nutricionais da alimentação actual, devido ao seu variado leque de constituintes: minerais (ferro e cálcio), proteínas (com todos os aminoácidos essenciais), vitaminas e fibras (Saá, 2002).Da composição analítica das algas marinhas destaca-se:
Imagem extraída do texto mencionado (clique para ampliar)
  • Presença de minerais com valores cerca de dez vezes superiores ao encontrado nos vegetais terrestres, como no caso do ferro na Himanthalia elongata (“esparguete do mar”) em comparação com o da Lens esculenta (“lentilhas”) ou, no caso do cálcio presente na Undaria pinnatifida (“wakame”) e no Chondrus crispus (“musgo irlandês” ou simplesmente “musgo”), relativamente ao leite de vaca.
  • Presença de proteínas que contêm todos os aminoácidos essenciais, constituindo um modelo de proteína de alto valor biológico, comparável em qualidade à do ovo.
  • Presença de vitaminas em quantidades significativas. Merece especial relevo a presença de B12, ausente nos vegetais superiores.
  • Presença de fibras em quantidades superiores ao encontrado na Lactuca sativa e semelhante à da Brassica oleracea (“alface”e “couve”, respectivamente).
  • O seu baixo conteúdo em gorduras e valor calórico, transforma-as em alimentos adequados para regimes de emagrecimento. »
Fonte:  "As Algas Marinhas e Respectivas Utilidades", Leonel Pereira, Departamento de Botânica
Universidade de Coimbra, 2008

O artigo cita e descreve algumas algas comestíveis comercializadas (pag. 6 e 7):

  • Wakame (Undaria pinnatifida)
  • Dulse (Palmaria palmata)
  • Esparguete do Mar (Himanthalia elongata)
  • Kombu (Saccharina japonica, Laminaria ochroleuca e Saccharina latissima)
  • Nori (Porphyra yezoensis, P. tenera, P. umbilicalis e Porphyra spp.)
  • Musgo da Irlanda (Chondrus crispus)
  • Fucus ou Bodelha (Fucus vesiculosus e Fucus spiralis)
  • Agar-Agar (Extracto de Gelidium corneum, Pterocladiella capillacea e de Gracilaria gracilis)




Aproveito para informar que já experimentei cozinhar uma  tarte de Wakame e ficou deliciosa! A que comprei foi da empresa Galega Algamar, da Galiza e de produção biológica, em cujo site tem informações sobre o modo de preparar.

Se conhecem empresas portuguesas que produzam e comercializem algas marinhas, por favor indiquem-nas nos comentários.

E já agora, espreitem umas receitas com algas no Cantinho Vegetariano  (ver no fundo da página)

3 comentários:

  1. Olá Manuela!

    "Rodeia-nos a comida rápida, rica em calorias e gorduras insaturadas, e até já nos habituámos à expressão da “comida de plástico” para a designar. As consequências de uma alimentação deste tipo são a carência de nutrientes essenciais, a obesidade e doenças relacionadas com ingestão excessiva de açúcares (diabetes) e de gorduras (arteriosclerose), entre outras. "

    Pelos vistos há uma mulher em Itália que não está minimamente preocupada com esta realidade, nem com as crianças obesas e que já morreram devido à "dieta normal"!

    Por outro lado a deputada Elvira Savino está furiosa com os "maus tratos alimentares" dos pais que obrigam os seus filhos a comerem de forma vegetariana e/ou vegana! Tão furiosa está que submeteu esta proposta de alteração ao código penal, na qual quer que tais progenitores sejam presos caso obriguem os filhos a serem vegetarianos ou veganos e se provocaram prejuízos de saúde e desenvolvimento saudável!

    Assim vai a Umanidade...

    E se hoje mudamos o amanhã, então amanhã estamos desgraçados!

    Provavelmente a senhora estava carente de atenção mediática e assim lá conseguiu alguma!

    Abr
    voz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Voz
      Não consigo abrir o link...
      Essa deputada deve ser apoiante do Trump... semelhante coisa!!!!
      Provavelmente seria essa necessidade de atenção mediática, aliada a ignorância e estupidez agudas...

      Eliminar
  2. Olá!

    A ligação fui eu que me enganei! Aqui fica.

    Já sobre Trump...
    Entre o tolo Trump e a doida varrida Killary, sem dúvida que Trump é preferível. Não tem sangue nas mãos. E isso é melhor que o oposto!

    De resto Trump é o mesmo que Obama, e Bush's... Todos são vassalos das Famílias DONAS do circo.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.