quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A sexta extinção em massa



«Os novos dados científicos preveem que o processo de extinção da humanidade já começou, é irreversível, e estará terminado por volta de 2040.»

Imagem obtida em It's Okay To Be Smart
«Nós estamos na sexta extinção em massa. Há 5 eventos de extinção verdadeiramente profundos na história deste planeta antes deste. A 6ª extinção em massa é aquela impulsionada por nós, e está a progredir mais rapidamente do que qualquer uma das anteriores»

«A extinção ocorrerá porque as plantas na terra e o plâncton nos oceanos não conseguem responder atempadamente às mudanças rápidas que estão a ocorrer.»

Guy McPherson, Professor Emérito de Recursos Naturais, Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade do Arizona (fonte: O MODELO COOPERATIVO FAMILIAR)

Já há mais de 4 anos aqui se falou da 6ª extinção em massa...  agora estamos um pouco mais perto!

Vejam o recente (outubro 2016) filme do National Geographic "Before The Flood", com Leonardo DiCaprio (acima).  Se acham preocupante, então vejam a entrevista (2014) ao autor das frases acima nestes vídeos: PARTE1 e PARTE2 

«O maior defeito da espécie humana é a nossa incapacidade de compreender a função exponencial" Albert Bartlett 

Desculpem o pessimismo, mas hoje não dá para outra coisa. Talvez amanhã seja diferente.

2 comentários:

  1. Olá Manuela! E deixa estar que daqui por mais 4 estaremos ainda mais perto!

    De resto não tem nada que ver com essa tanga de optimismo versus pessimismo!

    É mera questão de VERMOS A REALIDADE e não a rejeitarmos CRIANDO ILUSÕES.

    Mas pronto... Falando de coisas sustentáveis e que vão, sem dúvida, ajudar a MUDAR a actual civilização, transformando-a em algo de SUSTENTÁVEL!

    "DiCaprio owns a home in Los Angeles, California, and an apartment in the TriBeCa neighborhood in Lower Manhattan, New York. In 2009, he bought an island in Belize on which he is planning to create an eco-friendly resort. He also owns an apartment in Riverhouse, an eco-friendly building overlooking the Hudson River in Manhattan"

    Ou como escrevi há mais de dois anos atrás!

    Mas de facto HÁ ALGO A MUDAR!

    Bjs
    voza0db

    ResponderEliminar
  2. apenas não resolvo o dilema que consiste em que a Ação do Homem possa ser a mesma da própria mãe Natureza enquanto atividade vulcânica exponencial,fonte de gases de efeito estufa; creio que também devemos responsabilizar outros fatores como interação e alterações gravitacionais entre corpos celestes dadas regiões espaciais que ainda desconhecemos e da interação de corpos celestes ainda não conhecidos/compreendidos...

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.