terça-feira, 22 de novembro de 2016

CETA CHECK: ajude a lutar contra o CETA

Faça o CETA CHECK

Peça aos membros do Parlamento Europeu para votarem contra o acordo de comércio livre previsto entre a UE e o Canadá (CETA). É preciso pôr fim ao secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública! 

Afinal, é assim que a democracia deve funcionar…


«Escândalo sobre o CETA atinge o Parlamento Europeu
É chocante o que está a acontecer no único órgão europeu eleito
...
O CETA só chega oficialmente ao PE a 21 de Novembro. A partir daí, os MEP têm 6 meses para o analisar, escrever opiniões, debater e votar. Mas um golpe do destino faz com que nada disso aconteça. A maioria do centrão que forma aquilo que chamamos de “grande coligação” no PE, está a conspirar para apressar o CETA… Eles exigem que se vote já em Dezembro, tornando impossível ao PE uma avaliação concreta do tratado.»



Faça o CETA CHECK:  https://www.nao-ao-ttip.pt/ceta-check/


«O que é o CETA CHECK?

A Iniciativa de Cidadania Europeia tornou possível a recolha de mais de 3 milhões de assinaturas contra o TTIP e o CETA em toda a Europa e mais de 23 mil só em Portugal.
Graças ao nosso compromisso constante, o TTIP parece agora mais fraco do que nunca.
No entanto, a Comissão Europeia e os nossos Governos estão a tentar empurrar o CETA (Comprehensive Economic and Trade Agreement), o acordo de comércio e investimento entre a UE e o Canadá, que é tão tóxico como o seu irmão maior, o TTIP.

Vamos certificar-nos que o CETA não possa passar despercebido, vamos trazer este debate à tona, vamos FAZER O CETA CHECK!

Porque nos devemos preocupar com CETA?
O CETA está numa fase muito mais avançada do que o TTIP. As negociações, que foram iniciadas em 2009, foram concluídas com o Canadá em Fevereiro de 2016. O texto do tratado será ainda este ano apresentado aos 28 ministros do Comércio no Conselho da União Europeia e ao Parlamento Europeu.

Desde 2009, a sociedade civil tem vindo a chamar a atenção para a urgência de se tomarem decisões políticas conscientes sobre as consequências da aplicação do CETA a nível do sistema democrático e em áreas estratégicas como os serviços públicos, a saúde pública, a segurança alimentar, a protecção do ambiente, os direitos dos trabalhadores, as pequenas e médias empresas, o controlo financeiro e a privacidade pessoal.»

Saiba mais na fonte, em: https://www.nao-ao-ttip.pt/o-que-e-o-ceta-check/

1 comentário:

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.