segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Pedagogia Waldorf - Aprender fazendo

"A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.  A necessidade da imaginação, o sentido da verdade e o sentimento da responsabilidade - estas três forças são o cerne da educação. "


APRENDER experimentando, falhando, fazendo

Imagem obtida aqui
«A Pedagogia Waldorf é baseada nos princípios da Antroposofia de Rudolf Steiner. 

Steiner fundou a primeira escola em 1919, Estugarda, Alemanha, para educar os filhos dos trabalhadores da fábrica de cigarros Waldorf Astoria (daí o nome!).

Todas as crianças, independentemente do seu estatuto social ou talento, recebiam a mesma instrução, o que fez da escola uma pioneira em justiça social na educação.

O objetivo da Pedagogia Waldorf é desenvolver indivíduos livres mas moralmente responsáveis, dotados de elevada competência social e capacidades criativas. Conhecimento dos factos, trabalhos de casa e testes tem menos importância. Narração de histórias e experimentação são os principais métodos de instrução.

Imagem obtida aqui
Ao longo dos 12 anos do curriculo, os alunos aprendem matemática, literatura, história e ciências, assim como uma grande variedade de artes e habilidades manuais. Os estudantes do ensino básico pintam, tricotam, tecem, e esculpem em cera, os mais velhos fazem padrões, livros, cerâmica e escultura em pedra. Todos aprendem música. Começam pela flauta, depois uns tocam instrumentos de corda, outros juntam-se ao coro.

Os estudantes brincam com jogos não competitivos e aprendem a dançar euritmia. Fazem agricultura biológica e aprendem duas línguas estrangeiras que, nos primeiros anos, são ensinadas através de canções, histórias e conversação. No 8º e 12º ano, toda a turma desenvolve uma peça clássica, que apresentam para a família e amigos.

A Pedagogia Waldorf utiliza a mesma abordagem para quase todos os principais temas académicos. Em vez de programas repetitivos, um tema específico, como História, Matemática, Ciência ou mesmo Jardinagem, dominam as primeiras 2 horas da manhã num período de 4 a 6 semanas. Depois disso, um novo tema será o foco principal.

Steiner também inventou uma abordagem experimental para as ciências em que os estudantes observam e mais tarde descrevem os conceitos científicos pelas suas próprias palavras e desenhos em vez de os aprenderem primeiro no manual escolar.

Imagem obtida aqui
As escolas Waldorf consideram os computadores úteis apenas a partir da adolescência, depois de dominarem as formas tradicionais fundamentais de descobrir a informação e aprender.

No espírito de desenvolvimento pessoal e empatia, competições e classificações são evitadas. Em vez, disso, os professores valorizam o desenvolvimento individual e o carácter. Os testes e classificações são apenas introduzidos lentamente aos estudantes mais velhos
quando se preparam para os exames de acesso à universidade.

Hoje, há mais de mil escolas Waldorf em 60 países, tornando-a um dos maiores movimentos educativos independentes. Waldorf é uma teoria educativa reconhecida na Europa e suas escolas têm recebido financiamentos dos Estados. A lista de pais "Waldorf" famosos, inclui Clint Eastwood, Lenny Kravitz, a família Forbes, e muitas famílias do setor tecnológico de Silicon Valey. Apesar da visão crítica de Steiner em relação à tecnologia e aos meios de comunicação de massas.

Imagem obtida aqui
Steve Jobs, uma vez disse a um jornalista que lhe perguntou se os seus filhos gostaram do novo iPad "mas eles não o experimentaram, nós em casa limitamos o uso da tecnologia pelas crianças".

O aclamado psiquiatra William Glasser disse que aprendemos 10% do que lemos, 20% do que ouvimos, 30% do que vemos, mas 80% do que experimentamos!

Apesar da abordagem pouco tecnológica da Pedagogia Waldorf, o método de aprendizagem experimental da educação Waldorf é excepcionalmente contemporâneo.  O que acha? Por favor partilhe a sua opinião nos comentários abaixo.»

Fonte: tradução do texto do vídeo (https://youtu.be/BkrgkslnD9g)

2 comentários:

  1. E por falar em educação, eis aqui uma petição para um outro modelo de escola nos Açores:

    http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT83096

    Assinem e partilhem por favor.

    Obrigada Manuela!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.