domingo, 3 de setembro de 2017

JUNTOS PELA AMAZÓNIA

«Em mais um passo para exterminar a Amazônia, o presidente Michel Temer acabou, por decreto, com a Reserva Nacional de Cobre e seus Associados (Renca) - uma área do tamanho do estado do Espírito Santo, rica em ouro e outros minérios na divisa do Amapá com o Pará. A consequência direta será colocar em risco a proteção da floresta e das populações indígenas da região.

Imagem de Greenpeace Brasil
Sobrepostas aos 4,7 milhões de hectares da Renca existem também nove áreas protegidas: sete unidades de conservação e duas terras indígenas. A medida vai acelerar a chegada da mineração em áreas de floresta com alto valor para conservação e deixar a região aberta ao avanço do desmatamento e da grilagem de terras na Amazônia.

É o momento de parar com a pilhagem e extermínio da Amazônia! Vamos juntar nossas vozes para deixar claro que não aceitamos os planos do governo para a região. Assine a petição e envie uma mensagem para pressionar o presidente agora!




O decreto da Renca comprova que o governo Temer não tem o menor interesse de dialogar com a sociedade, de ouvir as pessoas que vivem e tiram seu sustento da região – povos indígenas, extrativistas e pequenos agricultores. A decisão também deixa claro o plano do governo para a Amazônia: passar florestas públicas para a iniciativa privada, abrir novas fronteiras para mineração e petróleo e criar infraestrutura para escoar toda a produção.

Não aceitamos:
o enfraquecimento do licenciamento ambiental e da fiscalização sobre a mineração;
a ocupação de terras públicas de alto valor ambiental;
a anistia a crimes ambientais;
o ataque a direitos trabalhistas e sociais de populações camponesas e de trabalhadores rurais;
o não reconhecimento e demarcação de terras indígenas e quilombolas.»




Legenda do Vídeo (de https://342amazonia.org/):

«VOCÊ SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A AMAZÔNIA? Políticos corruptos estão fazendo o maior ataque às reservas naturais da história brasileira. Não aceitaremos que Temer entregue nossa floresta às empresas mineradoras para se manter no poder.
Faça pressão e participe da campanha agora em http://342amazonia.org»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.