domingo, 28 de janeiro de 2018

Campos eletromagnéticos: "Generation Zapped"

Pensar que o uso de telemóveis e a exposição a redes wifi não têm implicações na saúde é um risco grande... especialmente se estamos a falar de crianças ou exposições prolongadas e frequentes! 

«Os campos eletromagnéticos estão presentes naturalmente no Universo. Há alguns anos, os valores referentes a campos eletromagnéticos eram relativamente constantes. Com o desenvolvimento da tecnologia, a exposição a novas fontes de radiação eletromagnética aumentou. » (daqui)

Existem vários estudos sobre os campos electromagnéticos (EMF = electromagnetic fields) a que estamos expostos e o seu efeito na saúde, mas esta matéria não está devidamente legislada e divulgada, nem os interesses da população acautelados; provavelmente  devido ao enorme peso dos lobies das corporações que lucram com esta tecnologia - o lucro vai falando mais alto sempre que pode!

Espectro eletromagnético. Imagem de LabCisco obtida aqui 
Os campos electromágneticos de radio frequência, nos quais se inclui a radiação dos telemóveis, foram classificados como "possivelmente carcinogénicos para os humanos" pela Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Cancro, IARC, ligada à OMS (estudo aqui).

No início deste mês (4/jan/2018), o governo de Portugal aprovou legislação que estabelece os níveis de referência relativos à exposição humana a campos elecromagnéticos, mas o mesmo ainda não veio a público.  E ao que parece, apenas se debruça sobre campos eletromagnéticos derivados de linhas, instalações e equipamentos de alta e muito alta tensão. E os telemóveis, wifi, e outras fontes desta radiação?

Um "Apelo internacional - Cientistas pedem proteção contra exposição a campos eletromagnéticos não ionizantes" lançado em 2015, em novembro de 2017 estava já subscrito por 237 cientistas de 41 países. (leia aqui).

Depois do filme "MOBILIZE", sobre as radiações dos telemóveis, surge um novo documentário sobre este tema dos EMF, "GENERATION ZAPPED". Fica aqui o trailer e a sinopse:


«GENERATION ZAPPED investiga os potenciais perigos da exposição prolongada às radiofrequências (RF) da tecnologia sem fio; Os seus efeitos sobre nossa saúde e bem-estar, assim como na saúde e desenvolvimento de nossos filhos. Desde as suas ligações ao cancro da mama e do cérebro, às suas associações com aumento da infertilidade e mutações genéticas relacionadas com autismo e síndroma de déficit de atenção, até a novas doenças como a hipersensibilidade elétrica (EHS).

Hoje, com as tecnologias sem fios, estamos expostos a níveis de radiação centenas de milhares de vezes superiores ao que tínhamos há décadas. No entanto, os padrões de segurança estabelecidos pelas agências reguladoras estão desatualizados. Novos dispositivos sem fio, como smartphones, tablets e monitores de bebé e a mais recente "Internet das coisas", continuam a entrar no mercado sem qualquer teste apropriado de pré-venda ou monitorização pós-venda. Muito pouco é feito para garantir segurança pública e consciencialização.

Então, como podemos descobrir os factos e reduzir a nossa exposição para limitar os riscos de saúde associados a esta revolução tecnológica? GENERATION ZAPPED tenta fazer exatamente isso

Fonte: https://generationzapped.com/about/ (tradução livre)

Veja mais em Poluição Electromagnética, acompanhe MOPPE e assine a petição RISCOS ELECTROMAGNÉTICOS

1 comentário:

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.